Entre os dias 11 e 14 de abril, a cidade de Fortaleza, no Ceará, sediou a 10ª edição do Simpósio de Assistência ao Parto (Siaparto), um evento de suma importância para profissionais da saúde, especialmente para aqueles dedicados à obstetrícia. Dentre os participantes, destacou-se a Enfermeira Obstetra da cidade de Augustinópolis, Andréa Daniella, que compartilhou sua experiência e visão sobre a relevância do evento.
Em entrevista Andréa Daniella enfatizou o significado pessoal e profissional de sua participação no Siaparto. Para ela, estar presente no simpósio representou a realização de um sonho, reafirmando seu compromisso com a busca por bases científicas e evidências que embasem e aprimorem sua atuação na assistência às gestantes.
“A participação nesses eventos é fundamental para nós, Enfermeiras Obstetras, pois nos permite estar atualizadas e conectadas com as melhores práticas e conhecimentos disponíveis. Sempre busco embasar minha prática clínica em evidências científicas, e eventos como este proporcionam uma imersão valiosa nesse sentido”, destacou Andréa.
Além disso, a profissional ressaltou que os dias de aprendizado durante o simpósio contribuíram significativamente para seu contínuo aprimoramento profissional. “Foram dias intensos, de troca de experiências e conhecimentos com outros profissionais da área. Essa vivência fortalece nossa atuação e nos inspira a seguir trabalhando pela melhoria da assistência obstétrica no Brasil”, acrescentou.
Durante todo o evento foram oferecidos aos profissionais, uma série de assuntos que abordam temas relacionados à assistência ao parto. Serão discutidas questões como: pré-natal, puerpério, parto humanizado, cuidados pré e pós-parto, entre outros. Além disso, estarão disponíveis palestras, minicursos e oficinas com o objetivo de atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos acerca dos temas discutidos.