Expansão estrutural em Augustinópolis aumenta contato entre a Unitins e a população

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) vem expandindo a sua estrutura física e fortalecendo parcerias na cidade de Augustinópolis. O reitor Augusto Rezende visitou, nesta quarta-feira, 03, as instalações do Núcleo de Práticas Contábeis e Jurídicas e (CPCJ), do Complexo de Ciências da Saúde e do Ambulatório do Hospital Regional de Augustinópolis – esse último passa por um processo de adequação estrutural para ampliar o espaço de atuação dos acadêmicos da área da saúde.

“Eu acredito que possibilitar ambientes em que o aluno pratique o aprendizado de sala de aula e atender a população por meio dos projetos de extensão, das complementações e práticas é valioso para ambos os lados, pois o aluno aplica na prática a teoria ao mesmo tempo em que a sociedade usufrui de diversos serviços”, destacou o reitor Augusto Rezende.

Vivência no NPCJ

O acadêmico do 6º período de Ciências Contábeis do Câmpus Augustinópolis João Carlos da Silva Bezerra destaca que “a boa localização do Núcleo traz mais acessibilidade para a população e aproxima da Universidade. Além disso, gera uma rede de comunicação, pois as pessoas passam a conhecer os futuros profissionais que a Unitins está formando”.

A acadêmica do 7º período do curso de Direito Gisely da Silva Carvalho relata sua experiência ao longo das práticas no NPCJ. “Atender, ouvir, entender o problema dos assistidos e procurar uma solução para algum impasse é gratificante. Muitos não têm condição de procurar o Judiciário ou não se sentem muito seguros, e esse espaço aqui é para isso, para acolher e atendê-los da melhor maneira possível”, declarou a acadêmica

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Ana Paula Monteiro, frisou que o novo espaço permitiu não só o aumento no número de atendimentos, mas também melhorou a qualidade dos serviços prestados. A professora Cheila de Andrade reiterou que o NPCJ garantiu maior facilidade de acesso. “As novas instalações permitem uma abrangência maior de atendimentos, são mais confortáveis, conseguimos também ter mais alunos atuando”.

“Os alunos ansiavam por um espaço próprio, mais adequado e melhor localizado. Isso nos trouxe mais visibilidade e possibilitou, em pouco tempo, um aumento no número de atendimentos”, afirmou a coordenadora do curso de Direito, Sarah Coelho. A docente também declarou que a Unitins pode se tornar uma universidade de referência na região do Bico do Papagaio.

Saúde

Além do NPCJ, a Unitins conta com o Complexo de Ciências da Saúde e também com o Ambulatório que permite aos acadêmicos de Medicina terem contato direto com diversas especialidades. “Essa estrutura que está sendo montada e ampliada vai ajudar os usuários, os médicos e também os acadêmicos, pois quanto mais estrutura é disponibilizada, como a Unitins está fazendo, é possível ampliar os atendimentos”, reforçou a professora Renata de Sá.

“A expectativa com a ampliação do ambulatório é que a gente possa usufruir, de maneira rápida e prática, dessas especialidades médicas ofertadas aqui, bem como adquirir experiência nesse atendimento à população”, frisou a acadêmica do 6º período de Medicina Vitória Régia Carvalho.

Segundo a diretora-geral do Hospital Regional de Augustinópolis, Vilma Jovino de Almeida, são muitos os benefícios dessa parceria entre a Unitins e o Hospital. “É um reforço para nós trabalharmos de forma integrada, traz um melhor acolhimento aos pacientes, a melhoria na parte estrutural vai gerar mais conforto e adequação ao trabalho dos especialistas e isso reflete ainda na percepção da população que usufrui dessas melhorias”, enfatizou a diretora.

A diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, comemora a expansão da Universidade. “Para nós, é um ganho muito grande ter esses espaços de prática atendendo os nossos cursos. Além disso, a comunidade ganha, pois tem acessos a serviços em locais centralizados e com mais possibilidades de atendimentos gratuitos”.

O pró-reitor de Administração e Finanças, Ricardo de Oliveira Carvalho, explica que “viemos fazer uma visita técnica de rotina, acompanhar a execução de toda a parte de estrutura que a gente tem trabalhado. O objetivo desses investimentos é a melhoria para dar mais conforto e mais qualidade a todos os usuários desses locais, tanto acadêmicos, como professores e toda a comunidade que utiliza os serviços”. 

“A Unitins se preocupa com a formação do acadêmico no contexto geral e valoriza os ambientes de prática a cada dia”, completou o reitor Augusto Rezende.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

história anterior

Governador Wanderlei Barbosa cumpre agenda na República Dominicana e Laurez Moreira assume temporariamente

próxima história

Polícia Civil investiga funcionária que causou prejuízo financeiro para empresa de turismo com venda de bilhetes falsos

Mais recente de Featured Posts