O Tocantins é o terceiro estado do Brasil com a maior alta no número de assassinatos no primeiro semestre de 2023. Entre janeiro e junho deste ano, 227 pessoas foram vítimas de crimes violentos no estado. No mesmo período do ano passado foram 209 vítimas, o que equivale a um aumento de 8,6%.
O estado está entre os dez que apresentaram aumento no número de mortes violentas. Em contrapartida, o país registrou uma baixa de 3,4% em relação ao primeiro semestre do ano anterior.
A Secretaria de Segurança Pública afirmou em nota que nenhum município tocantinense figura entre os municípios mais violentos do país. Também disse que o Estado apresenta queda nos números de crimes violentos, se forem considerado os casos até 16 de agosto. Afirmou ainda que tem promovido o enfrentamento a facções criminosas e ao tráfico e microtráfico, fazendo prisões e investigando todas as mortes. (Veja nota completa abaixo)
O levantamento foi feito pelo g1, por meio do Monitor da Violência. O projeto analisou os dados oficiais de 26 estados e do Distrito Federal no primeiro semestre. O trabalho é uma parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Dos três primeiros estados no ranking, dois fazem parte da região norte.
Maiores altas nos assassinatos no semestre
Amapá: +65,1%
Rio de Janeiro: +17,3%
Tocantins: +8,6%
Estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.
número de mortes violentas pode ser ainda maior, já que este balanço não leva em consideração as pessoas que foram mortas pela polícia. Neste caso, o Tocantins teria pelo menos mais 20 mortes no primeiro semestre do ano.
No primeiro trimestre, o Tocantins já havia contabilizado um número maior do que o do ano anterior. Conforme o levantamento divulgado pelo g1, 103 mortes ocorreram entre janeiro e março. No mesmo período de 2022, foram 96.
Números por mês
O mês de maio contabilizou a maior quantidade de crimes violentos. Segundo o levantamento, 48 pessoas foram mortas. O número no estado foi puxado principalmente pela onda de violência em Palmas. Só na capital, 25 pessoas foram assassinadas entre 1º e 31 de maio.
Confira os números de crimes violentos no estado mês a mês:
Janeiro – 45
Fevereiro – 33
Março – 27
Abril – 39
Maio – 48
Junho – 35