“A Assembleia está aberta para os movimento sociais”, afirma Amélio Cayres

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira, da 13ª Plenária do Plano Plurianual (PPA 2024/2027) do Governo Federal, realizado no auditório da Escola de Tempo Integral Professora Elisângela Glória Cardosos, em Palmas. Em seu discurso, o parlamentar garantiu que os movimentos sociais podem contar com a parceria do Poder Legislativo do Tocantins.

Em nome do Parlamento tocantinense, Cayres cumprimentou e agradeceu ao presidente Lula, “que está inaugurando [também nesta sexta-feira] uma das mais importantes, senão a mais importante, obra do Tocantins, que é a Ferrovia Norte Sul, que atravessa todo nosso Estado”.

O presidente da Aleto apresentou como sugestão ao PPA Nacional 2024/2027 a inserção do modal hidroviário no Estado, com a quebra do “Pedral do Lourenço”, no rio Tocantins, com vistas à implementação do Porto de Praia Norte, no Bico do Papagaio.

O chefe do Legislativo estadual ressaltou também a atuação do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que segundo o deputado trata a sociedade tocantinense de forma diferenciada, citando como exemplo a criação das secretarias da Mulher e dos Povos Originários e Tradicionais.

Autoridades

A Plenária contou também com as presenças dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; do Planejamento, Simone Tebet; Marcos Macedo, chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República; e das Mulheres, Aparecida Gonçalves.

Compuseram o dispositivo de honra, além das autoridades já citadas, a prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro; a senadora Professora Dorinha (UB); os deputados federais Carlos Gaguim (UB), Lázaro Botelho (PP), Toinho Andrade e Alexandre Guimarães (ambos do Republicanos); os deputados estaduais Júnior Geo (PSC), Eduardo Mantoan (PSDB), Vanda Monteiro (União Brasil), Cláudia Lélis (PV), Olintho Neto (Republicanos), Jorge Frederico (Republicanos), Leo Barbosa (Republicanos) e Jair Farias (União Brasil); e representantes dos movimentos sociais no Tocantins.

A plenária

A atividade desta sexta-feira foi voltada para os movimentos sociais e Organizações da Sociedade Civil, mas contou também com a participação da comunidade em geral. Até o dia 14 de julho também estará ativa a plataforma Brasil Participativo, aberta às sugestões de qualquer pessoa com cadastro no Gov.Br. Que país você quer para os próximos 4 anos? É a pergunta feita à população brasileira, que embasa a consulta popular na construção do PPA e a sociedade em geral pode participar escolhendo três grandes programas nacionais como prioritários; apresentando três propostas; e votando em três outras proposições, através da plataforma.

Objetivos

O PPA é o planejamento das prioridades do país pelos próximos quatro anos, indicando caminhos para alcançá-las. A partir desse plano é possível construir leis orçamentárias que levem em consideração os objetivos dos programas.

Em seu formato participativo, o programa é uma parceria do Ministério do Planejamento e Orçamento, responsável pela elaboração do Plano Plurianual (PPA), e da Secretaria-Geral da Presidência da República, que articula a participação social.

Conta ainda com a participação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

história anterior

GURUPI: Polícia Civil prende homem por comprar mil reais em moeda falsa pela internet

próxima história

Wiston Gomes articula parceria com empresa de produção de ovos para pequenos produtores do Bico

Mais recente de Featured Posts