PortalGeiza – O seu portal

Blog Post

Ob8lckdb7mbhlwarzw3hgqtlpwcbycb6xxprgjwdne

Câmpus Araguatins promove ação integradora com estudantes de Escola de Tempo Integral

O Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) promoveu uma ação integradora com os estudantes do 3º ano da Escola de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho. Durante o momento, os alunos do Ensino Médio puderam conhecer as instalações do Câmpus, projetos como os Jogos Internos (Jiuni), cursos e atividades desenvolvidas na universidade. 

Organizada pela professora Luzinete Pereira de Sousa, professora Jully Borsoi Ximenes Kavalerski, direção do Câmpus Araguatins, coordenação de curso, acadêmicos do 2º e 4º períodos do curso de Letras e professores da Escola de Tempo Integral, Lucas César, Eric Medrado e Santos Oliveira, a visita contou com a atuação ativa dos discentes que explicaram aos participantes de que maneira a Unitins atua no Estado. Além disso, a atividade contou com uma ação esportiva onde foram realizados jogos de vôlei e futsal.

“Ao longo das aulas e a partir dos conteúdos ministrados e diálogos, surgiu a ideia de tornar mais conhecido, no contexto da educação básica e da própria universidade, eventos e ações da Unitins. É muito importante introduzir os acadêmicos ao universo das práticas educativas no contexto escolar e comunitário, de modo a articularem os conhecimentos adquiridos nas disciplinas iniciais com atividades de extensão universitária e organização de projetos, especialmente de modo a serem implementados na atuação profissional dos nossos acadêmicos. Por outro lado, realizar uma visita de campo com os estudantes do 3º ano da educação básica também é algo desafiador, pois nosso Câmpus tem aulas à noite e os nossos estudantes estudam em uma escola de tempo integral. Tais aspectos também são foco de uma proposta pedagógica que precisa analisar o currículo da educação básica e também avaliar seus impactos na condução do ingresso no Ensino Superior”, explicou a docente Luzinete. 

O primeiro momento ocorreu na sala de aula, na foto a professora Luzinete Pereira dá boas-vindas aos visitantes 

Rnz2yfsglq3brk3gh2axg7oxs9li3t7jegqfd9ajv3u

Para a coordenadora do curso de Letras, professora Ágata Cristina, o momento foi uma oportunidade de integrar universidade e comunidade externa. “A visita foi muito importante para proporcionar a interação entre comunidade e universidade da qual tanto falamos. É fundamental que seja de conhecimento da comunidade que a Unitins é uma universidade pública que se encontra à disposição para receber a todos e a todas, seja na condição de estudantes ou enquanto visitantes. O trabalho na educação só faz sentido se é para ser compartilhado”.

“É uma ação que fortalece o elo entre a educação básica e o Ensino Superior. Momentos como este reafirmam o compromisso da universidade com a comunidade, oferecendo aos jovens a oportunidade de vivenciar a rotina acadêmica, conhecer nossos cursos, projetos e atividades, além de despertar vocações e ampliar horizontes para o futuro. Acreditamos que abrir as portas da instituição é essencial para que os estudantes visualizem a universidade como um espaço acessível, público e de qualidade, que está à disposição para contribuir com sua formação e com o desenvolvimento da nossa região”, comemorou o diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes. 

O professor de História e Projeto de Vida da Escola de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho, Lucas César, comentou que levar os alunos ao Câmpus Araguatins proporcionou a vivência universitária e suscitou vocações aos visitantes. “A visita técnica foi de extrema importância para eles porque, de maneira prática, puderam ver e sentir o que é a universidade, além de conviver e trocar experiências com acadêmicos. Dessa forma eles puderam, mais do que em uma aula teórica, viver de certa forma como universitários por um dia, e acredito que isso tenha suscitado mais vocação, pois boa parte deles não conseguem vislumbrar e não sabem ainda o que irão cursar, mas acredito que essa ação deu um empurrão para que essa decisão seja tomada no futuro”. 


Em consonância, o professor de Língua Portuguesa, Vinícius Santos Oliveira, mencionou que a visita guiada por docentes e acadêmicos abriu espaço para formar novas visões sobre a universidade. “Achei uma ação muito bonita e importante. A ideia dos estudantes terem novas visões sobre a universidade e trocas de experiências com acadêmicos é muito válida. A prática foi formidável, acredito que além de ser fonte de aprendizado, foi um momento muito divertido. Essa troca de conhecimentos e momentos de descontração também ajudaram bastante aos estudantes do 3º ano a terem uma nova visão, uma nova perspectiva. Espero que eles possam, a partir desse momento, ter uma nova ideia sobre a universidade e cursos ofertados”. 

“A grande relevância dessa visita técnica foi diminuir a distância entre o Ensino Médio e a universidade. Porque muitos alunos, principalmente no 3º ano, não sabem o que vão fazer depois que terminarem o Ensino Médio e, com essa visita, eles tiveram a possibilidade de tirar dúvidas diretamente com os profissionais que estão na universidade. Eles viram o ambiente, vivenciaram estar na sala de aula, onde o diretor da universidade e professores falaram e os estudantes automaticamente vivenciaram a ação como universitários. Além disso, a ação abriu a mente deles para a realidade da continuidade dos estudos, pois muitos pensam que o estudo termina no ensino médio, mas na verdade o estudo é construído por etapas”, comentou o professor de Educação Física, Eric Medrado. 

O estudante da Escola de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho e jovem aprendiz da Unitins Shamuel Kewen Lima Costa comentou que a visita técnica foi uma experiência enriquecedora. “Tive a oportunidade de participar de uma visita técnica à Unitins, e posso dizer que foi uma experiência muito enriquecedora, tanto no aspecto acadêmico quanto pessoal. Desde o início da visita, fiquei animado em conhecer mais de perto a universidade e entender melhor como funciona a vida acadêmica. No começo, aprendemos bastante sobre o vestibular da universidade, entendendo como acontece o processo seletivo. Para mim, isso foi muito importante, porque muitas vezes ouvimos falar sobre vestibular, mas não sabemos os detalhes de como funciona, e tive a chance de tirar várias dúvidas. Também conheci o Jiuni, achei muito interessante ver como esses jogos integram os alunos, fortalecem a prática esportiva e criam momentos de convivência dentro da própria universidade. Outro ponto que me marcou bastante foi conhecer as formas de ingresso na Unitins. Foi explicado que existem diferentes caminhos e isso me deixou ainda mais motivado, porque percebi que com esforço e dedicação é possível realizar esse sonho. No fim das contas, essa visita foi uma experiência que trouxe muito aprendizado e inspiração. Voltei para casa com a mente mais aberta, cheio de informações úteis e com mais vontade de seguir firme nos estudos para, em breve, também poder viver a realidade universitária”, afirmou o estudante.