“É nosso dever cuidar do cidadão”, diz presidente da Aleto em audiência sobre saúde pública

Para ouvir a população, profissionais e gestores de saúde do Tocantins, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), participou da Audiência Pública da Comissão de Saúde e Assistência Social da Casa de Leis nesta segunda-feira, 5, e destacou que é preciso “abrir o microfone” para ouvir secretários municipais e todos os atores sociais envolvidos com a área em prol de uma saúde pública de qualidade que atenda as necessidades da população.

“Esta Casa é o local apropriado para fazer este debate porque aqui formatamos, criamos e aprovamos as leis, aqui também é o lugar para criarmos uma Frente Parlamentar sobre o tema, assim como estamos criando várias frentes na minha gestão, mas também precisamos aproveitar os espaços já existentes para receber os atores responsáveis pela saúde no Estado e discutir tantos apontamentos importantes como as cirurgias eletivas, hemodiálise, dentre outros”, apontou o chefe do Legislativo.

Amélio Cayres afirmou que ouvir aqueles que trabalham diretamente na saúde e a população que recebe o serviço é o principal meio para chegar a soluções concretas e colaboração de todos os Poderes e movimentos sociais. “Precisamos ser objetivos, abrir a fala para todos os secretários, gestores e população para chegar direto na ferida e entender o que precisamos fazer de concreto”, sugeriu o parlamentar.

O presidente da Aleto também reiterou o papel da Assembleia Legislativa nesta temática. “A partir da discussão e divergências é que podemos encontrar convergências e soluções em conjunto para os problemas. Esta Casa de Leis está aberta quantas vezes forem necessárias para receber esta discussão e agirmos em prol da saúde de qualidade para o povo. É nosso dever cuidar do cidadão e que possamos sair daqui com soluções concretas”, completou.

Ações governamentais

O deputado finalizou sua fala pontuando o trabalho constante do governador Wanderlei Barbosa para melhorar o sistema de saúde tocantinense e a importância de ter profissionais especializados na área. “Temos um secretário de Estado com perfil técnico e competente e um governador que vai pessoalmente ver o que está acontecendo quando recebe denúncias, chama os principais responsáveis e busca uma solução. O governador investiu R$ 70 milhões no Hospital de Araguaína, inaugurou UTI’s, ampliou hospitais. Vamos aproveitar esta oportunidade de ter todos os atores sociais da saúde juntos e um governador interessado em fazer o melhor para a saúde tocantinense.

A Audiência, conduzida pelo presidente da Comissão, deputado Valdemar Junior, contou com a presença do secretário de Estado do Tocantins, Afonso Piva, representando o Governo do Tocantins, secretário de Saúde de Palmas, Thiago Marconi, além do superintendente do Ministério de Saúde no Tocantins, Relmivam Milhomem, e representantes dos conselhos estaduais e municipais de saúde, Defensoria Pública, Ministério Público do Tocantins, Câmara de Vereadores de Palmas.

história anterior

Presidente da Aleto recebe mais de 30 membros da União dos Vereadores Tocantinenses

próxima história

Na Assembleia, deputada Vanda inaugura gabinete do povo e destaca que espaço é inovador

Mais recente de Featured Posts