Dias intensos de provas na pista, com resultados que comprovam, mais uma vez, os talentos dos paratletas tocantinenses. Com o apoio do Governo do Tocantins, os atletas do Instituto Reviver participaram do Campeonato Brasileiro de Atletismo, em São Paulo, e garantiram 39 medalhas para o Tocantins. Além disso, a delegação composta por atletas de Araguanã, Dianópolis, Goiatins, Xambioá, Luzinópolis, Araguaína, Paraíso do Tocantins, Santa Fé do Araguaia e Porto Nacional, garantiu o segundo lugar geral na competição nacional. A participação dos paratletas tocantinenses contou com o apoio da Secretaria dos Esportes e Juventude. A competição nacional é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Renan Fernandes Costa, de 14 anos, representou o Colégio João de Abreu, de Dianópolis, o Instituto Reviver e o Tocantins no evento de atletismo em São Paulo. O currículo do jovem atleta já é marcado por muitas vitórias. “Fui campeão e recordista no arremesso de peso na Classe T20, no sub-17. No ano passado, também fui vice-campeão sulamericano estudantil no Paraguai”, destacou o paratleta que também já coleciona títulos dos Jogos Escolares Brasileiros Escolares e Paralímpiadas Escolares.
Doriel Chaves, de Luzinópolis, representou o Tocantins na Classe T46 e destacou a importância do Campeonato Brasileiro para o seu desenvolvimento. “A competição dá novas esperanças. Estou muito feliz em ter participado. Ganhei medalhas, quebrei recordes. Pretendo continuar e com fé em Deus, um dia participar de um Mundial ou de uma Paralímpiada”, disse o atleta.
O João Pedro, de Miracema do Tocantins, participou das provas de atletismo na Classe T13. “Eu competi em três modalidades e em todas consegui medalhas. Eu fiz o meu melhor. Nos 100 metros, fiquei em segundo, fiz uma boa marca, onde na minha bateria fiquei em 1º lugar. No salto, fiquei em terceiro com uma marca de 4 metros e 31 centímetros e na corrida fiz em 28 segundos”.
As experiências em competições nacionais também marcam a trajetória do Carlos Henrique. “Minha visão sobre o atletismo é boa, com muitos conhecimentos na área das Paralímpiadas Escolares em 2018, Jogos Escolares em 2022 e em 2023 no Campeonato Brasileiro. No sub-20, conquistei medalhas no salto em distância e lançamento de dardo. Agradeço principalmente a Deus e ao Clube Reviver”, frisou.
O paratleta Marcos Ricardo, da Classe F64, também comemorou as suas conquistas no Brasileiro. “Fui campeão no arremesso de peso e lançamento de disco, além de vice-campeão no lançamento de dardo”, destacou.
Leidiamar Vieira foi um dos destaques da Classe T12. “Participei do Campeonato Brasileiro. Fui campeã nos 1.500 metros, e vice-campeã no arremesso de peso e no lançamento de dardo”, explicou.
A estudante do Colégio Militar do Tocantins Jardenir Jorge Frederico, de Araguaína, Jakeline Pereira, também faz parte do Instituto Reviver. A paratleta conquistou a medalha de ouro no lançamento de dardo e prata no arremesso de peso na Classe F33. “Gostaria de agradecer, principalmente a equipe do Instituto Reviver pela oportunidade, sem eles eu não teria conseguido essas duas medalhas”, destacou.