PortalGeiza – O seu portal

Blog Post

Img 7282jpg

Governo do Tocantins promove visita de embaixadores suíços ao Jalapão com foco em cultura e turismo sustentável

Representantes da Embaixada da Suíça no Brasil participaram, nos dias 27 e 28, domingo e segunda-feira, de visita institucional ao Jalapão, conduzida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A agenda promoveu experiências com comunidades tradicionais e reforçou a importância do turismo sustentável no território.

A comitiva foi composta pelo embaixador Pietro Lazzeri, pela embaixatriz Enrica Battistutta e pelo conselheiro Brendan Mackinnon Lacasa. Eles foram acompanhados pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, em um roteiro com foco na valorização ambiental, cultural e humana do Jalapão.

Durante a programação, os diplomatas visitaram a comunidade quilombola Mumbuca, considerada o primeiro povoado da região. Atualmente, Mumbuca é nacionalmente reconhecida por ser berço do artesanato em capim-dourado.

O embaixador Pietro Lazzeri aproveitou o encontro para entregar presentes às crianças da comunidade, reforçando a importância do olhar voltado para o futuro. “Falamos do futuro, e o futuro são as crianças. Trouxemos materiais que falam do nosso país, para que eles continuem a escrever a história.”

O secretário Marcello Lelis ressaltou a força do capim-dourado na identidade tocantinense.“Não é o capim-dourado pelo capim-dourado. Ele é lindo, mas quando você soma tudo isso que vocês construíram aqui, ele fica infinitamente mais bonito.”

Na ocasião, a jovem quilombola Taiane destacou a importância da preservação da história local. “Muitas das vezes, quando a gente tem esse momento de contar história, as pessoas ficam surpresas: ‘Eu vou até comprar, porque eu não sabia, passei em tantos lugares’. A gente tem esse zelo de manter a nossa história viva”, afirmou.

Além da comunidade Mumbuca, o grupo conheceu a comunidade do Prata, onde almoçou no restaurante de Seu Manoel e Dona Rosirene, abastecido por uma horta orgânica cultivada no próprio quintal. Em seguida, foram recepcionados por Seu Salomão e Dona Maria, com quem compartilharam o tradicional café com rapadura preparado de forma artesanal.

A programação incluiu visita aos fervedouros da região, nascentes de água límpida e borbulhante que são símbolo do Jalapão. O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, dialogou com os representantes diplomáticos sobre a necessidade de infraestrutura adequada para promover o turismo de forma sustentável, com respeito às comunidades e à conservação ambiental. “Receber representantes internacionais em um território como o Jalapão é uma oportunidade de mostrar ao mundo que aqui existe um exemplo de convivência entre natureza, cultura e desenvolvimento. Essa troca de experiências fortalece o nosso compromisso com um turismo sustentável e com a valorização dos povos tradicionais”, enfatizou.

Diálogo institucional Tocantins-Suíça

A visita do embaixador Pietro Lazzeri ao Jalapão integrou uma programação mais ampla de três dias no Tocantins. Nesta terça-feira, 29, o embaixador foi recebido no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, pelo secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, que representou o governador Wanderlei Barbosa.

Durante a conversa com o embaixador, o secretário Marcello Lelis, propôs um diálogo mais efetivo para a construção de uma parceria internacional. Defendeu a importância de um plano para o “Novo Jalapão”, com foco prioritário na vertente turística, mas também ligado à preservação ambiental. “Um diálogo mais concreto, efetivo sobre uma parceria onde vocês poderiam nos auxiliar na construção desse plano para o Novo Jalapão, considerando a vertente turística. Por isso é o comandante dessa agenda, mas é também uma agenda muito ambiental. Nós estamos falando da preservação dos atrativos dessa região tão importante para o estado. Então é muito Naturatins, é muito Secretaria do Meio Ambiente e é principalmente turismo”, afirmou.

Em resposta, o embaixador Pietro Lazzeri sinalizou positivamente à proposta, destacando a expertise suíça nesse tipo de iniciativa. “A Suíça tem grande experiência em manejo de ecossistema frágil com grande impacto turístico. Eu sei que a gente teve esse tipo de cooperação no Peru, na Colômbia, na Ásia. No Brasil ainda não temos. Já discutimos talvez alguns bons e alguns menos bons exemplos que existem. Então é uma cooperação 2.0. O que eu posso fazer é também falar com o diretor do escritório do Turismo da Suíça, que está em São Paulo. Ele tem uma grande experiência com turismo sustentável. A nossa cooperação não tem muita burocracia, então tem que ser ágil”, completou.

Hide Ads for Premium Members by Subscribing
Hide Ads for Premium Members. Hide Ads for Premium Members by clicking on subscribe button.
Subscribe Now