PortalGeiza – O seu portal

Blog Post

PortalGeiza - O seu portal > Polícia > Polícia Militar do Tocantins Forma 15 novos “Caveiras” no 3º Curso de Operações Especiais
391392

Polícia Militar do Tocantins Forma 15 novos “Caveiras” no 3º Curso de Operações Especiais

A Polícia Militar do Tocantins celebra a conclusão do 3º Curso de Operações Especiais – COESP, com a formatura de 15 novos policiais especializados. Os novos “Caveiras”, como são conhecidos os que concluem o curso, receberam certificados que os qualificam para enfrentar as situações de alta complexidade na segurança pública.

A cerimônia de formatura foi realizada na noite desta segunda-feira, 2, no pátio do Quartel do Comando-Geral, em Palmas e contou com a presença de autoridades militares, civis e familiares dos graduados. O evento destacou o rigor e a excelência do treinamento oferecido pelo curso, que é conhecido por sua exigência e pelo preparo intensivo dos alunos.

Os novos “caveiras do sol” do Tocantins passarão a atuar no Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e estão altamente capacitados para atuar em operações críticas, incluindo resgate de reféns, invasões de imóveis urbanos e rurais e ações em ambientes hostis. O treinamento intenso que receberam incluiu táticas avançadas, técnicas de combate, e simulações realistas que os preparam para responder com eficácia as situações extremas e de alta pressão.

Simulações

Durante a solenidade, os formandos surpreenderam a todos ao adentrar o pátio do quartel simulando uma ocorrência envolvendo objeto suspeito de ser uma bomba, sendo necessário a ação do esquadrão de bombas do BOPE.

Em um segundo momento, o pelotão simulou um evento crítico com refém onde os “caveiras” tiveram que utilizar a expertise de negociação e gerenciamento de crise para fazer o resgate da vítima.

A terceira demonstração simulou uma equipe de patrulha rural do BOPE, patrulhando uma área vermelha atrás de criminosos de roubo à banco na modalidade domínio de cidades, um tipo de combate já vivenciado pelo batalhão de Operações Especiais durante a Operação Canguçu no extremo sudoeste do estado em 2023.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, o Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, parabenizou os formandos e ressaltou a importância do Batalhão de Operações Especiais para a segurança pública do estado. “Hoje, a Polícia Militar do Tocantins entrega à sociedade 15 novos profissionais que estão prontos para enfrentar os maiores desafios. Com a formação que receberam, eles estarão aptos a garantir a segurança da nossa comunidade em situações que demandam uma intervenção altamente especializada”.

O curso

O III Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Tocantins possui carga horária de 1.400 horas/aula distribuídas em 25 disciplinas, com módulos sobre tiro de combate, sobrevivência policial, combate corpo a corpo, contrabombas, contraterror, operações rurais, dentre outras.

O III COESP iniciou com 48 alunos oriundos de diversas forças de segurança e estados. No entanto, dos 15 alunos que formaram, 5 pertencem à Polícia Militar do Tocantins, 2 à Polícia Militar do Goiás, 2 à Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, 2 à Polícia Militar do Maranhão, 1 à Polícia Militar do Amapá, 1 à Polícia Penal do Tocantins, 1 à Polícia Rodoviária Federal e 1 à Polícia Civil do Tocantins.

O primeiro curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Tocantins Coesp/PMTO aconteceu no dia 13 de janeiro de 2003, mesmo ano que foi criada a Companhia Independente de Operações Especiais – CIOE que em 2021 foi elevada à Batalhão de Operações Especiais – Bope, a Unidade de Elite da PMTO que tem como objetivo combater as ocorrências de alta complexidade e também participar do processo de formação e instrução da tropa ordinária.

Para o formando do III COESP, o 2° Sargento PMTO Antônio Willamos Pereira de Meneses o curso é algo transformador e vai além da profissão. “Sou policial militar há 18 anos, fazer o curso sempre foi um sonho e estive pronto para quando apareceu a oportunidade. O Curso de Operações Especiais é diferente de tudo que já vivenciamos, é algo único, intenso e que se leva para a vida toda. A gente passa a valorizar não só a nossa carreira como policial militar, mas como pai, como filho, como amigo, como irmão e como ser humano. Sem sombra de dúvida é algo muito intenso, uma grande experiência”.

O Comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Major PM Rannieri Ferreira do Amaral, destacou a importância do curso para a segurança pública do estado. “Hoje é um dia de celebração para o BOPE, pois estamos concluindo a formação de novos policiais especializados para enfrentar e resolver situações de alta complexidade. O BOPE, como a última linha de defesa da Polícia Militar, desempenha um papel essencial na resolução de ocorrências desafiadoras, e a qualificação desses profissionais é fundamental para assegurar a proteção e o bem-estar da nossa comunidade. ”

O BOPE

O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) tem como missão a atuação em ocorrências de alta complexidade, especialmente crimes contra no patrimônio dito como domínio de cidades, novo cangaço, também atendimento de ocorrências com tomada de reféns onde se tem a necessidade de utilizar atiradores policiais de precisão tanto em área urbana quanto em áreas rurais.

Os integrantes do BOPE passam por rigoroso e constante treinamento, tanto no campo de Operações Especiais, abordagens gerais, tomada de ambiente tubular, treinamento constante, aperfeiçoamento técnico, buscando minimizar ao máximo os riscos onde se faz necessário o emprego de tropa de Operações Especiais. A unidade atua em todo território tocantinense.

Estiveram presentes o Chefe do Estado-Maior Coronel QOPM Cláudio Thomaz Coelho de Souza, o Coronel QOPM Wander Araújo Secretário-Chefe da Casa Militar, o Subchefe do Estado-Maior Coronel QOPM Marizon Mendes Marques, o Coronel QOPM Ricardo Borges Ferrão Comandante de Policiamento Especializado, o Coronel PM RR Luiz Claudio Benício Diretor-Presidente da Fundação Pró-Tocantins, o Representante da PRF Alexandre Pessoa de Brito, o Secretário Executivo da SSP Dr Reginaldo de Menezes Brito; o Delegado da Receita Federal o Sr. Ricardo Menezes; o Major QOPM Ranieri Ferreira do Amaral Comandante do BOPE.

Hide Ads for Premium Members by Subscribing
Hide Ads for Premium Members. Hide Ads for Premium Members by clicking on subscribe button.
Subscribe Now