Na manhã deste sábado, uma ação rápida da Polícia Militar do Tocantins, por meio do 9º Batalhão, resultou na prisão de três pessoas suspeitas de tentativa de golpe bancário na agência da Caixa Econômica Federal, localizada no centro de Augustinópolis. Os detidos são um homem de 41 anos e duas mulheres, de 40 e 36 anos, todos com passagens anteriores por crimes semelhantes.
O trio foi flagrado durante uma tentativa de furto mediante fraude utilizando o conhecido dispositivo “chupa cabra”, instalado em um terminal de autoatendimento da agência. A ação foi interrompida pelos policiais que já monitoravam os suspeitos por envolvimento em crimes bancários na região.
Durante patrulhamento de rotina, os militares identificaram um veículo Renault Duster preto, estacionado em frente à Câmara Municipal, já citado em ocorrências de fraudes semelhantes em Araguatins e Augustinópolis. As duas mulheres, passageiras do carro, foram flagradas no interior da agência instalando o equipamento fraudulento. Pouco depois, uma cliente de 57 anos teve o cartão retido, momento em que uma das suspeitas ofereceu ajuda. A comparsa, fingindo ser funcionária do banco por telefone, tentou obter os dados pessoais da vítima.
A tentativa foi frustrada quando as suspeitas perceberam que estavam sendo observadas. A Polícia Militar abordou o veículo em que fugiam e localizou, durante revista, R$ 1.886,00 em espécie, dez cartões bancários em nome de terceiros, quatro porções de maconha, duas maquinetas de cartão, seis celulares, além de instrumentos utilizados para fraudar os caixas eletrônicos.
O homem preso possui mandado de prisão em aberto e antecedentes por roubo. As mulheres já respondem por crimes de estelionato. O grupo é investigado por aplicar golpes em outros estados, como Pará e Maranhão, com foco em vítimas idosas e mulheres, especialmente na região do Bico do Papagaio.
Os envolvidos, juntamente com o material apreendido e o veículo utilizado, foram encaminhados à Central de Flagrantes de Araguatins para os procedimentos legais.
A Polícia Militar reforça o alerta à população, principalmente aos idosos, sobre os cuidados ao utilizar caixas eletrônicos, e orienta que em caso de suspeita ou retenção de cartões, nunca se deve aceitar ajuda de desconhecidos e acione imediatamente a polícia ou a gerência do banco.