Em homenagem ao Dia do Jornalista, Projeto de Amélio Cayres institui Sala de Imprensa Otávio Barros

Em alusão ao Dia do Jornalista, celebrado anualmente em 7 de abril, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e deputado estadual, Amélio Cayres (Republicanos), apresentou, em Sessão Ordinária nesta terça-feira, 9, Projeto de Resolução que institui a Sala de Imprensa Otávio Barros, no Plenário da Casa de Leis.

A Sala de Imprensa Otávio Barros é destinada aos profissionais de comunicação da Assembleia, aos assessores dos parlamentares, bem como aos demais meios de comunicação que cobrem eventos na Aleto.

“O trabalho dos jornalistas é essencial para manter a população informada sobre o que fazemos na Aleto em benefício da sociedade, então nada mais justo que homenagear esses profissionais que colaboram e trabalham ao nosso lado diariamente, além de também relembrar aqueles que vieram antes e contribuíram de forma pioneira para a Comunicação no Tocantins, como é o caso do jornalista e escritor Otávio Barros que deixou um grande legado”, explicou Amélio Cayres.

Para a diretora de Área de Comunicação e Publicidade da Aleto, jornalista Wanja Nóbrega, esta iniciativa atende a um pedido da Categoria. “Esta foi uma reivindicação dos próprios jornalistas, que procuraram a Diretoria de Comunicação e, conversando com profissionais da área, a maioria indicou o jornalista Otávio Barros, primeiro por ser considerado o “pai do jornalismo tocantinense”, uma vez que ainda na década de 80, ele já defendia a criação do Tocantins. Paralelo a isso, o Otávio Barros foi um grande pesquisador e escritor, com livros publicados sobre a história da imprensa tocantinense, sobre a própria história de formação do Tocantins e, quando ele faleceu, já tinha estruturado o esqueleto de um livro sobre a história do parlamento tocantinense”, ressaltou a diretora.

“Neste sentido, essa é uma maneira da Aleto reconhecer e homenagear a importância do jornalista Otávio Barros para a Aleto e para o Estado, já que ele inspirou, inclusive, aquele bom e velho jornalista que gosta de escrever, sabe escrever e contextualizar uma história, além de ser extremamente importante para que as novas gerações, para que os novos jornalistas também conheçam a história da formação do Jornalismo no nosso Tocantins”, completou Wanja.

Perfil

Otávio Barros (1941-2022) foi um jornalista pioneiro do Tocantins, bem como autor de diversas obras sobre a história da imprensa tocantinense e sobre a formação do Estado.

O homenageado atuou como jornalista em diversos veículos regionais, além de fundar o próprio jornal impresso “O Estado do Tocantins”, defendendo a criação do Tocantins, ainda na década de 80, com publicações tratando o então norte goiano já como Tocantins, quando esta ainda era uma luta em andamento.

Também escreveu algumas das primeiras e mais completas obras sobre a história de formação do Tocantins, história da imprensa, dentre outros. O escritor foi membro da Academia Tocantinense de Letras e, em 2002, foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito do Tocantins no grau comendador, pelo Governo do Estado.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

história anterior

Governo do Tocantins participa da maior feira de construção civil e arquitetura da América Latina

próxima história

Presidente da Aleto prestigia 1º evento da Frente Parlamentar Evangélica da Aleto

Mais recente de Featured Posts