Fisiculturista chega a perder quase 10 kg para competições e corpo escultural impressiona


Fisiculturista chega a perder quase 10 kg para competições e corpo escultural impressiona
Franciane Rodrigues Silva, de 38 anos, fez história ao vencer seis categorias em três campeonatos na Espanha.

Uma rotina de treinos intensos e dieta restrita. É assim com foco e determinação que a brasileira Franciane Rodrigues Silva, de 38 anos, vem fazendo história no fisiculturismo. Ao participar, pela primeira vez, de competições internacionais, ela surpreendeu. Conquistou o primeiro lugar em seis modalidades, de três competições realizadas na Espanha. Além disso, conseguiu o título geral, em uma disputa com todos os Top 1, no Campeonato Regional da Espanha, em 22 de outubro, na cidade de Alicante.

Franciane mora e atualmente em Palmas, mas é da cidade de Augustinópolis no Bico do Papagaio, e atua como analista jurídica, na Defensoria Pública do Tocantins. Neste ano, precisou viajar para a Espanha para ajudar a mãe em um projeto. Em terras internacionais, decidiu se desafiar e se inscreveu para participar de campeonatos de fisiculturismo. Ela contou que era a única brasileira disputando os títulos e não decepcionou. (Veja abaixo os títulos conquistados)

Para chegar ao pódio, a augustinipolina não perdeu o foco. Ela relatou ao g1 que treina cerca de 4h por dia, sendo quase 2h de cardio e mais 2h de musculação. Além disso, quando chega em casa, precisa seguir uma alimentação restrita, de descarga, para baixar o peso. O cardápio é regado a muito peixe e ovos, baixa caloria e pequena quantidade de carboidrato.

Franciane pesa normalmente 54 kg, mas em dias de campeonato, chega a 45 kg . Veja o que a fisiculturista come nas refeições:

Café da manhã – 100 ml de clara de ovo, dois ovos inteiros, 100 ml de frutas vermelhas (morango ou mirtilo) ou 1 kiwi inteiro e leite de amêndoa sem açúcar;


Almoço – salada com espargos, vagem, pepino e brócolis; 40 gramas de biscoito de arroz ou 80 gramas de batata; 150 gramas de peixe branco – tilápia ou merluza.


Lanche da tarde – 30g de proteína isolada, 20g de frutas secos, como coco ralado, misturo cm amêndoas ou nozess. Gergelim e leite de amêndoas.


Jantar – cardápio semelhante ao almoço com peixe branco.


Última refeição do dia – 100 ml de gelatina sem açúcar

Franciane diz que não é fácil manter essa dieta restrita, mas enfatiza que o objetivo dela é maior do que qualquer sacrifício.

“Enjoa um pouco, eu já estou um pouco cansada de comer pescado, o peixe é muito leve, rapidamente estou com fome. Mas para mim, isso fica em segundo plano, porque nem penso. Eu não como para satisfazer o psicológico, mas para nutrir o corpo, dentro do que ele precisa. Sei que ele precisa disso, fico com a pele bonita, com o físico que eu preciso. O meu objetivo é maior do que a minha vontade de comer outras coisas”.

A dieta deve continuar até novembro, quando a atleta participará de uma competição ainda maior, em Milão, na Itália. Caso ela vença, se tornará atleta profissional e iniciará um novo capítulo da trajetória profissional.

“Se eu ganhar viro profissional, vou passar a participar de campeonatos maiores e terei mais visibilidade e mais oportunidades de crescer no esporte”.

De ciclista a fisiculturista

Franciane sempre cuidou do corpo e da mente. Até 2020, era atleta profissional de ciclismo e competia em eventos pelo país. No entanto, precisou mudar os planos após sofrer uma decepção. Não conseguiu mais pedalar e decidiu procurar outra atividade que a desafiasse.

A servidora pública passou a fazer musculação, mas queria objetivos maiores. Procurou um profissional da educação física para fazer uma avaliação do corpo e foi aconselhada a focar no fisiculturismo.

“O profissional me viu e falou que eu tinha potencial para entrar no fisiculturismo, disse que eu tinha um físico bonito, eu já era uma atleta de ciclismo, tinha definição muscular e faltaria pouco para competir. De momento, não aceitei, não me imaginava competindo, mas um mês depois, eu decidi que queria porque precisava ter uma meta para seguir”.

Em dezembro de 2020, Franciane participou do primeiro campeonato no Pará e ganhou em primeiro lugar em todas as categorias, além do prêmio maior do evento. No ano seguinte, competiu no Maranhão e venceu em primeiro e segundo lugar.

“Foi difícil chegar a esse nível. O meu diferencial foi o ciclismo, eu já tinha uma base muscular, com panturrilha e pernas muito definidas. Então passei a trabalhar outros pontos do corpo, os braços, o abdômen. Eu foquei no que precisava ser ajustado”.

Esta é a primeira vez que ela compete fora do Brasil. Mas conseguiu ótimos resultados. Veja:

1 – NPC WORLDWIDE FLEXMAN CLASSIC, em Tarragona – Espanha (03/09/2023)

Top 1: BIKINI – True Novice
Top 1: BIKINI – Novatos A
Top 1: BIKINI – Masters
Top 2: BIKINI – Aberto Classe A
2 – NPC WORLDWIDE EUROPEAN CHAMPIONSHIP, em Alicante – Espanha (15/09/2023)

Top 1: BIKINI – Masters
Top 3: BIKINI – Aberto Classe A
3 – NPC WORLDWIDE CAMPEONATO REGIONAL DA ESPANHA, em Alicante – Espanha (22/10/2023)

Top 1: BIKINI – Masters
Top 1: BIKINI – Aberto Classe A
Vencedora – Overall Bikini Fitness

história anterior

Congada: conheça festa tradicional da cultura africana que celebra o ‘dia dos mortos’ há mais de 300 anos

próxima história

Amélio Cayres prestigia final do Copão Tocantins de Futebol Amador

Mais recente de Featured Posts