No espaço Agrotins Carbono Neutro, governador Wanderlei Barbosa participa de experiência ambiental com tecnologia de realidade virtual

O governador Wanderlei Barbosa foi recebido pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, no espaço Agrotins Carbono Neutro nesta sexta-feira, 19, montado pela Semarh na maior Feira de Tecnologia Agropecuária do Norte do Brasil, a Agrotins 2023. Acompanhado de uma comitiva de autoridades do Estado, o governador conferiu a estrutura que traz informações sobre o Programa Jurisdicional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) que vem sendo desenvolvido pelo Tocantins. O espaço celebra, ainda, a primeira edição da Agrotins que vai neutralizar suas emissões de carbono com o plantio de mudas do Cerrado.

Uma das atrações do estande da Semarh, a experiência interativa com óculos de realidade virtual, também foi experimentada pelo governador, que destacou a oportunidade oferecida aos visitantes, por meio da tecnologia, de vivenciar um contato com a natureza de forma tão criativa. “Eu quero parabenizar a Semarh pela iniciativa, em nome do secretário Marcello, porque são essas coisas que fazem a diferença nessa feira tão importante para o Tocantins”, declarou o governador Wanderlei Barbosa.

O secretário Marcello Lelis expressou sua alegria em receber o governador no espaço Agrotins Carbono Neutro, pensado com muita dedicação pela equipe da Semarh para demonstrar o esforço que tem sido feito pelo Tocantins para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) por desmatamento e degradação florestal.

Lelis ressaltou que a pauta ambiental está presente na Agrotins em várias ações, incluindo neste vídeo, produzido pela ONU e disponibilizado à Semarh especialmente para a feira. “Você faz uma verdadeira imersão na floresta amazônica, uma experiência incrível que vários estudantes estão participando, tendo essa aula de educação ambiental aqui na Agrotins”, salientou, declarando ainda que tudo “isso só é possível porque temos um governador completamente comprometido com a política ambiental”.

No vídeo, uma mulher indígena conduz o espectador em uma viagem pela floresta, que começa pelo alto e adentra a Amazônia. Passando por igarapés e árvores imensas, o público é surpreendido pela destruição causada pelo fogo. Com belíssimas imagens em 360º, é quase possível tocar nas árvores e pássaros, uma experiência que transporta quem vivencia e transmite uma importante mensagem.

Acompanhando o governador, a secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Narubia Werreria, e o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme, além do procurador geral do Estado, Cledson Moura, e o secretário de Estado de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson, que também participaram da experiência de realidade virtual e reforçaram o impacto causado pelas imagens.

Espaço Agrotins Carbono Neutro

O espaço montado pela Semarh em meio às árvores traça um importante histórico do processo de construção do Programa Jurisdicional de REDD+ do Tocantins, o arcabouço da transação de créditos de carbono florestal que o Estado trabalha para formalizar em breve. Nos paineis dos corredores que permeiam o espaço, é possível entender como o Tocantins caminhou para hoje estar no patamar atual, com um estoque de mais de 240 milhões de toneladas de carbono florestal acumuladas pela redução do desmatamento e da degradação florestal nos biomas Cerrado e Amazônia.

Neutralizando as emissões

Para o projeto Agrotins Carbono Neutro, a Semarh calculou, em parceria com Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), a quantidade de GEE emitidos, que é uma das principais causas das mudanças climáticas, desde a montagem da estrutura, passando pela quantidade de animais expostos, a circulação de veículos e a quantidade de pessoas que passam pela feira.

Uma forma de evitar os danos causados pelo excesso das emissões de GEEs é a sua compensação, resultando em um efeito nulo sobre o aquecimento global. Dessa forma, a iniciativa Agrotins Carbono Neutro busca neutralizar as emissões de GEEs durante o evento com o plantio de árvores para a recuperação de áreas degradadas e nascentes.

história anterior

Adolescente araguatinense salva vida da irmã, usando técnica aprendida no Projeto Bombeiro Mirim

próxima história

Amélio Cayres apoia 16ª edição da tradicional Festa do Cupu, em Esperantina

Mais recente de Featured Posts