Seduc promove formação em boas práticas de alimentação escolar em Tocantinópolis

A Superintendência Regional de Educação de Tocantinópolis promoveu uma formação continuada sobre as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. O evento foi realizado nos dias 20, 22, e 23 de abril, de forma presencial para as pessoas que atuam com alimentação escolar das unidades de ensino localizadas na cidade e online para os profissionais das escolas dos outros municípios. A formação também foi realizada com os servidores da Escola Indígena Matyk, na aldeia São José, contemplando 120 profissionais. 

Essa formação acontece todos os anos, e faz parte das ações da Secretaria da Educação, com a finalidade de orientar as manipuladoras quanto ao manuseio, preparo, armazenamento e distribuição dos alimentos, visando oferecer ao estudante uma refeição saudável observando todos os critérios de qualidade. A formação em Tocantinópolis foi coordenada pelas nutricionistas Linaya Costa Silveira, Luana Andressa Amorim e Patrícia Araújo. 

O professor Dorismar Carvalho de Sousa, superintendente regional de Educação de Tocantinópolis, falou da importância da ação. “A capacitação acontece em três momentos formativos trabalhando as especificações de cada grupo. Destaco a relevância do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para as instituições de ensino, que é uma política pública importantíssima para a construção de hábitos alimentares saudáveis no contexto escolar e fortalecer a qualidade educacional”.

As nutricionistas explicaram que a formação foi realizada em três dias e os conteúdos foram compartilhados de forma lúdica e sucinta. “Também foi possível realizar um momento de socialização sobre a rotina das atividades dentro da área de preparação com as pessoas que atuam na manipulação. Com formação, poderemos garantir a oferta de um serviço de qualidade e uma alimentação saudável para todos os estudantes da rede estadual de Tocantinópolis”, frisou Linaya. 

A diretora Irene Moraes Sousa Alves, do Colégio Estadual Cívico-militar Professor José Carneiro de Brito, também comentou sobre a atividade. “A formação foi importante para o trabalho no dia a dia nas escolas, pois auxilia na implementação das técnicas e normas do PNAE, proporcionando mais qualidade na alimentação e consequentemente influenciando o rendimento escolar”, afirmou.

Regina Rodrigues da Conceição que trabalha como manipuladora há sete anos, no Colégio Estadual Dr. José Feliciano Ferreira, de Santa Terezinha do Tocantins, comentou sobre a ação. “A formação foi ótima para melhorar minhas práticas, principalmente, neste momento em que a escola passou a atender em tempo integral. Eu precisava de orientações, a formação me proporcionou aprendizado novo, esclareceu dúvidas e me proporcionou mais segurança para trabalhar”, contou.

“Foi gratificante participar da formação, foi um momento de muita aprendizagem e conhecimento para o nosso trabalho. Eu me senti valorizado em estar participando dessa oportunidade”, destacou Leandra Lima Pereira, manipuladora de alimentos da Escola Estadual Paroquial Cristo Rei, de Tocantinpópolis.

A técnica responsável para acompanhar as manipuladoras de alimentos, Brunna Karolaynne Amorim do Colégio Estadual Dom Orione também comentou sobre o êxito da formação. “Quero parabenizar essa equipe responsável por todo esse trabalho, que foi realizado com eficiência”, concluiu.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

história anterior

Wiston Gomes propõe desburocratizar apuração e recolhimento de imposto de transferência de bens

próxima história

Emenda do deputado Amélio Cayres fomenta realização do Projeto Esporte e Cidadania, em Goiatins

Mais recente de Featured Posts