Acaba de ser fundada no Estado do Tocantins, a Academia Tocantinense do Agronegócio, uma entidade sem fins lucrativos que terá 15 cadeiras patronas. Os primeiros oito ocupantes tomarão posse em cerimônia de instalação da Academia nesta quarta-feira, 20 de março, às 19h30, no auditório do Senai, em Palmas.
São oito personalidades que contribuíram e contribuem com a valorização, desenvolvimento e evolução do agronegócio, base da economia do Tocantins. O idealizador e fundador da Academia Tocantinense do Agronegócio é o médico veterinário César Hanna Halum, que fundamentou a criação da entidade, junto com os pares que tomarão posse, na missão de registrar a história, debater o presente e propor estratégias e visões de logo prazo, para subsidiar políticas estaduais voltadas ao setor do agronegócio, meio ambiente e à pesquisa científica. Tudo isso, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento sustentável do Estado.
“Essa é uma iniciativa que objetiva dar valor e representatividade ao setor agropecuário do Tocantins. Inicialmente iremos dar posse à oito membros da Academia, mas as demais sete serão preenchidas ao longo deste ano de 2024, respeitando os critérios previstos no estatuto e regimento interno da entidade”, explicou Halum.
Membros acadêmicos quer tomarão posse nesta quarta-feira, 20 de março:
Cadeira Nº 01 – Defesa Sanitária Agropecuária
César Hanna Halum
Cadeira Nº 02 – Assistência Técnica e Extensão Rural
Roberto Jorge Sahium
Cadeira Nº 03 – Produtor Rural e Ambientalista
Fernando Silveira
Cadeira Nº 04 – Pesquisa Agropecuária
Daniel de Brito Fragoso
Cadeira Nº 05 – Universidade CT&I para o Agro
Erich Collicchio
Cadeira Nº 06 – Produtor Rural Pioneiro
Antônio Machado Fernandes
Cadeira Nº 07 – Agricultura e Pecuária Familiar
Marcino Pereira Lima
Cadeira Nº 08 – Educação Rural
Maria de Lourdes Vieira (Professora Santa)