Vicentinho defende ampliar atendimento de hemodiálise na região de Guaraí e Colméia

setembro 19, 2026

Candidato afirmou que pacientes não podem continuar viajando longas distâncias em busca de tratamento

O candidato ao Governo do Tocantins, Vicentinho, defendeu a ampliação da oferta de hemodiálise no interior para reduzir o deslocamento de pacientes da região de Guaraí e Colméia para cidades como Palmas, Paraíso e Araguaína. O compromisso foi apresentado durante agenda nesta sexta-feira, 18, com passagem por Miranorte, Colméia e Guaraí.

Em Colméia, Vicentinho chamou atenção para a rotina de quem precisa viajar várias vezes por semana para realizar o tratamento. Para ele, a rede estadual deve aproximar os serviços especializados da população.

“Como deve ser dura a rotina de homens e mulheres que precisam fazer hemodiálise, passam por Colméia, passam por Guaraí e têm que ir a Palmas, Paraíso ou Araguaína. Nós temos que ter a coragem e o respeito para tratar a saúde”, afirmou.

Saúde mais perto de casa

Vicentinho disse que a proposta integra um plano de descentralização da saúde, com ampliação da capacidade de atendimento nas diferentes regiões do Estado.

“Ninguém procura um hospital estando bem. Quem procura um posto de saúde, uma UPA, um hospital regional ou um tratamento oncológico vai porque precisa. Não dá para brincar com a vida alheia”, disse.

O candidato também afirmou que pretende regularizar pagamentos de profissionais e prestadores da saúde e melhorar a estrutura da rede estadual.

Mais compromissos para a região

Em Guaraí, Vicentinho também defendeu manutenção adequada das escolas estaduais, atendimento especializado às mulheres 24 horas nas oito regiões e melhores condições de trabalho para os servidores públicos.

Ao falar sobre sua atuação parlamentar, citou cerca de R$ 4 milhões destinados à Avenida Bernardo Sayão, além de investimentos em esporte e aproximadamente R$ 800 mil para a saúde em Guaraí neste ano. Em Colméia, lembrou recursos para pontes, iluminação, pavimentação, saúde e apoio à produção rural.

“Durante todos os anos do meu mandato como deputado federal, eu sempre me preocupei com as entregas. Chegou o recurso, chegou a obra, é obrigação”, afirmou.

Vicentinho encerrou a agenda de sexta-feira em Guaraí ao lado de Amélio Cayres, Alexandre Guimarães, Vanderlei Luxemburgo e lideranças da região. Neste sábado, 19, o candidato segue a programação pelo interior, com compromissos em Natividade, Silvanópolis e Santa Rosa, antes de encerrar a agenda em Palmas.

Geiza Freire

Geiza Freire

Blogueira e fotógrafa jornalística do Tocantins, ama o Bico do Papagaio, atua na comunicação desde 2009 e expressa sua criatividade por meio da fotografia, informaçã, arte e viagens.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Latest from Blog