Para garantir que o crescimento da produção agropecuária no Estado vai caminhar de forma integrada à preservação ambiental, promovendo desenvolvimento sustentável e segurança ao setor produtivo, os secretários estaduais da Agricultura e Pecuária (Seagro), César Halum, e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Divaldo José da Costa Rezende, se reuniram nesta quarta-feira, 1º, para uma conversa. Na gestão Wanderlei Barbosa (Republicanos), o setor produtivo estava em pé de guerra com o então secretário Marcelo Lelis, a quem acusavam de prejudicar o agronegócios com as políticas ambientais.
DIÁLOGO É FUNDAMENTAL
Halum destacou a importância da aproximação entre as áreas e defendeu que o diálogo entre produção e preservação “é fundamental”. “Precisamos trabalhar de forma estratégica, com portas abertas, para que as políticas públicas sejam construídas de maneira conjunta, beneficiando tanto o setor agropecuário quanto o ambiental, sempre com foco no futuro do Tocantins”, ressaltou.
RELAÇÃO DE PARCERIAS
Divaldo disse que a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos está à disposição para alinhar projetos, discutir novas iniciativas e promover adequações necessárias. “O objetivo é estabelecer uma relação de parceria permanente com o agro, contribuindo com soluções que tragam segurança para os produtores e valorizem a sustentabilidade ambiental”, afirmou o secretário.
EVITAR ENTRAVES
Segundo Halum e Divaldo, a integração entre as duas pastas deve evitar entraves e garantir decisões conjuntas que resultem em benefícios para a economia, o meio ambiente e a sociedade tocantinense. (Com informações da Secom)