Cursos profissionalizantes ofertados pelo Escritório Social aumentam as oportunidades de reentrada dos egressos do Sistema Penal no mercado de trabalho

As capacitações vão desde as áreas de Assistente Administrativo e de Recursos Humanos, até Sistemas Mecânicos de Motocicleta.

Com intuito de qualificar egressos do Sistema Penal para o reingresso no mercado de trabalho, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está realizando cursos de capacitação em diversos setores do mercado. As aulas, ministradas no Escritório Social ou de maneira remota, tiveram início ainda no passado e seguem até o final de 2023.

Entre os cursos ofertados estão o de Sistemas Mecânicos de Motocicleta, com carga horária de 160 horas, o curso de Assistente Administrativo, de 190 horas e de Assistente de Recursos Humanos, de 180h. As aulas são divididas entre teóricas e práticas, na modalidade presencial para os alunos de Mecânico de Motocicleta e semipresencial para os outros dois temas.

O coordenador do Escritório Social, Leandro Bezerra, ressalta que para selecionar quais cursos deveriam ser ofertados foi realizado um estudo prévio sobre as demandas dos assistidos, bem como do mercado de trabalho. “A política prevê que o trabalho seja intersetorial, em rede, não dá para acharmos que sozinhos vamos conseguir solucionar todas as demandas dos assistidos. Então, realizamos uma reunião com eles antes, para identificarmos em quais áreas tinham mais necessidade, além de analisarmos a demanda reprimida no mercado de trabalho, e assim buscarmos parcerias para executar os cursos”, explicou

Assistente administrativo e Mecânico de Motos

A capacitação voltada para área de assistente administrativo, que teve início no dia 08 de fevereiro e segue até 24 de abril, abordou assuntos que vão desde os princípios da gestão organizacional, até rotinas administrativas. Assim como explica a instrutora do curso, Vívian Reis.

“Os alunos estão tendo a oportunidade de aprender como funciona uma empresa, sobre missão, visão e valores, além de rotinas administrativas, como contabilidade, RH e logística. O objetivo é trazer mais qualificação, para que essa passagem que eles tiveram surta menos impacto na questão profissional deles e eles se reintegrem no mercado de trabalho”, destacou.

Já o curso de Sistemas Mecânicos de Motocicletas conta com aulas teóricas e práticas sobre a área de gestão até a parte manutenção de motocicletas, como suspensão, direção, freio, motores e segurança.

Para um dos alunos do curso, L.R, de 21 anos, a capacitação será essencial para reingressar no mercado de trabalho, já que ainda não possui experiência na área. “Pretendo usar esse curso como experiência, para aprender e poder arrumar um emprego. Com o conhecimento que estou adquirindo aqui conseguirei uma chance maior na busca por uma melhor oportunidade”, relatou.

Novos oportunidades

Ainda serão ofertadas capacitações nas áreas de Eletricista Instalador Residencial, de 160 horas; Operador de Computador, de 160 horas; Assistente de Operações Logísticas, de 160h; além de um novas turmas de Assistente Administrativo e Recursos Humanos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

história anterior

Procon Tocantins e ANP irão firmar acordo de cooperação técnica que amplia fiscalização nos postos de combustíveis

próxima história

ARAGUAINA: Polícia Civil elucida casos de homicídios tentado e consumado e prende principais suspeitos pelos crimes

Mais recente de Featured Posts