As filiações ocorreram em São Paulo e foram abonadas pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.
O Partido Social Democrático (PSD) no Tocantins deu um passo decisivo no processo de fortalecimento político com as filiações do ex-governador Mauro Carlesse, da ex-secretária de Estado Dra. Larissa Rosenda e do ex-secretário César Halum. As filiações foram realizadas nesta quinta-feira, 22, em São Paulo, durante reunião com o presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab.
O encontro contou com a presença do presidente do PSD no Tocantins e vice-governador do Estado, Laurez Moreira, e teve como foco a consolidação do partido para as eleições de 2026, com a formação de uma nominata competitiva tanto para a Câmara Federal quanto para a Assembleia Legislativa, além do fortalecimento do projeto majoritário no Estado.
O vice-governador Laurez Moreira destacou as novas filiações e afirmou que o PSD trabalha para apresentar ao Tocantins um projeto sólido, consistente e com nomes experientes.
“Essas filiações são muito importantes para o partido neste momento. O que nós queremos é isso: ter uma nominata completa para deputado federal e deputados estaduais. A filiação dos três hoje, juntamente com o presidente nacional Kassab, vem confirmar que o PSD vai estar forte nesta eleição e também nas próximas, tanto para a disputa do governo quanto para a Câmara Federal”, afirmou Laurez.
Dra. Larissa Rosenda reforça defesa das mulheres e da participação feminina na política
A ex-secretária de Estado e ex-vice-presidente da OAB Tocantins, Dra. Larissa Rosenda colocou oficialmente seu nome à disposição dos tocantinenses e reafirmou a bandeira que marca sua trajetória pública: a defesa das mulheres e o fortalecimento da participação feminina nos espaços de poder.
“Hoje eu dou um passo importante na minha trajetória política. Escolhi esse caminho porque acredito em uma política que une responsabilidade, sensibilidade social e capacidade de gestão. No Tocantins, nós ainda temos grandes desafios, especialmente quando falamos de representatividade feminina”, destacou.
Em sua fala, Larissa enfatizou que a presença das mulheres na política é essencial para melhorar a qualidade das decisões públicas.
“As mulheres estão na linha de frente da vida real, mas ainda são minoria nos espaços de decisão. Eu acredito que a presença das mulheres na política não é apenas uma questão de justiça, é uma questão de melhorar a qualidade das decisões públicas. Quando mulheres ocupam esses espaços, temas fundamentais passam a ser vistos com mais sensibilidade, responsabilidade e humanidade. Venho com o compromisso de contribuir para fortalecer um projeto político no Tocantins que represente melhor as mulheres, o nosso Estado e o nosso povo.”
César Halum anuncia pré-candidatura a deputado federal pelo PSD
Com uma longa trajetória política no Tocantins, o ex-secretário de Estado da Agricultura, César Halum, oficializou sua filiação ao PSD e anunciou sua pré-candidatura a deputado federal. Halum já foi vereador e prefeito de Araguaína, além de deputado estadual e federal.
“Eu já tinha decidido há tempo apoiar a candidatura de Laurez Moreira ao governo do Estado, por entender que é a melhor opção. Eu precisava também de uma condução partidária. A minha opção pelo PSD se deu porque, além de ser o partido ao qual o vice-governador está filiado, é um partido que eu ajudei a fundar lá atrás”, afirmou.
Halum relembrou sua ligação histórica com a sigla e destacou o reencontro com a direção nacional do partido. “Hoje eu reencontro o presidente nacional Gilberto Kassab. Foi muito bom, extremamente amigável. Ele reforçou o convite para estarmos juntos nessa caminhada. Coloco o meu nome à disposição para concorrer a uma vaga como deputado federal. A partir de hoje, sou pré-candidato a deputado federal pelo PSD. Estamos formando uma grande chapa e vamos dar uma ótima opção aos eleitores tocantinenses.”
*Mauro Carlesse reforça apoio a Laurez e também se coloca à disposição para a Câmara Federal*
O ex-governador Mauro Carlesse, que já foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa e governador do Tocantins por dois mandatos, destacou a união de forças em torno de um projeto e anunciou que também coloca seu nome à disposição para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.
“É um momento em que a gente tem que juntar as forças e colocar nomes que tenham compromisso realmente com o Estado. Essa chapa vem forte para eleger deputados federais, governador e senador”, afirmou.
Carlesse explicou sua decisão de abrir mão da disputa pelo governo em apoio a Laurez Moreira. “No meu caso, abri mão da candidatura ao governo por entender que o Laurez, neste momento, pelas propostas e pelo trabalho já prestado como prefeito de Gurupi, vice-governador e governador interino, é o melhor nome. Eu entendo que ele é a melhor opção.”
Encerrando, o ex-governador destacou o espírito coletivo do projeto. “Essa é uma chapa de pessoas que têm interesse em fazer as mudanças necessárias para que o Estado volte ao caminho do progresso e do crescimento.”


