Guaraí será a próxima cidade a contar com uma Unidade Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. Nesta segunda-feira, 11, o governador Wanderlei Barbosa e o coronel Carlos Eduardo Farias, comandante-geral da corporação, assinaram com a prefeita Fátima Coelho, a Ordem de Serviço autorizando o início da construção.
Pela parceria, a Prefeitura da cidade é quem vai arcar com os valores financeiros para a execução do projeto, orçado em cerca de R$ 1,5 milhão. O modelo da estrutura será o mesmo executado em Porto Nacional, sede da 5ª Companhia de Bombeiros Militar. A área construída chegará a 533,75 metros quadrados e com todas as acomodações necessárias para os servidores e também equipamentos e as viaturas.
A Prefeitura estima que a construção deverá ficar pronta em quatro meses, e vai contemplar 22 municípios no eixo da BR – 153, onde Guaraí ocupa uma das posições mais privilegiadas, por estar às margens da rodovia.
O Quartel também ficará às margens da BR – 153, no terreno da Antiga Feira Livre, na Avenida Bernardo Sayão, Centro, S/N.
“Esse Quartel tem uma grande importância para a região, porque, assim, teremos uma área muito grande a ser coberta. É uma Unidade Operacional que divide o espaço entre Paraíso do Tocantins e Colinas, e ainda puxa para próximo de si, a cidade Pedro Afonso (região Leste), e a divisa com o Para (Oeste). É de importância no contexto da regionalização do nosso serviço e, ao mesmo tempo, mostra o crescimento da nossa instituição”, pontuou o coronel Farias.
O comandante ainda destacou a chegada de novos militares, por meio de Concurso Público autorizado pelo governador Wanderlei Barbosa. “É um processo que tem que ser casado, tanto o concurso quanto o crescimento dos serviços. Isso só demonstra a necessidade que a instituição tem em termos de serviços e novos militares para que a gente possa melhorar o nosso atendimento à sociedade”, disse Farias.
Ao assinar a Ordem de Serviço, Wanderlei Barbosa lembrou que seu governo tem uma extensa agenda de atividades com os municípios, e essa foi solicitada há muito tempo pela prefeita Fátima Coelho. “Temos esse compromisso com a cidade, e a unidade do Corpo de Bombeiros Militar será instalada em parceria: a Prefeitura vai construir o prédio e nós vamos entrar com todo o aparelhamento”, explicou Wanderlei Barbosa.
Guaraí já conta até mesmo com uma Viatura de Resgate, totalmente equipada, entregue recentemente pelo governador Wanderlei Barbosa. “É uma obra sonhada há muito tempo e a gente só tem a ganhar, pois vamos atender 22 cidades. Aqui é o maior sofrimento, pois quando ocorre algum acidente, a gente não tem a quem recorrer. Acredito que em quatro meses nós vamos inaugurar essa obra, um avanço para nossa região”, concluiu Fátima Coelho.