Augustinópolis é pioneira no Bico do Papagaio com aquisição de recursos adaptados para o AEE

agosto 27, 2026



Investimento realizado com recursos próprios do Tesouro Municipal fortalece a educação inclusiva e coloca o município na vanguarda da região

A Prefeitura de Augustinópolis, sob a gestão do prefeito Roni Teodoro, deu mais um passo importante no fortalecimento da educação inclusiva. O município é o primeiro do Bico do Papagaio a receber kits de recursos pedagógicos e adaptados destinados ao Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A aquisição foi realizada com recursos próprios do Tesouro Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reafirmando a prioridade dada pela gestão à melhoria da qualidade do ensino e à garantia de condições adequadas para que todos os estudantes possam aprender e se desenvolver.

Os kits individuais contam com recursos como abafadores de ruído, giz de cera de dedo, adaptadores para lápis, colar mordedor regulador, canetinhas hidrocor, pincéis e borrachas ergonômicas, lápis Jumbo, caderno com pauta ampliada, tesoura dupla e livro com atividades cognitivas.

A iniciativa também contempla kits de livros literários e um Baú de Jogos e Recursos Adaptados, que serão utilizados como ferramentas pedagógicas para estimular habilidades cognitivas, motoras, comunicacionais e socioemocionais dos estudantes atendidos pelo AEE.

Para o prefeito Roni Teodoro, investir em inclusão significa olhar para cada estudante de forma individualizada e garantir que ninguém fique para trás.

Quando falamos em educação de qualidade, precisamos falar também em inclusão. Estamos fazendo um investimento com recursos próprios porque entendemos que nossas crianças precisam ter acesso às ferramentas certas para aprender, se desenvolver e participar da vida escolar com autonomia e dignidade. Ser o primeiro município do Bico do Papagaio a receber esses kits nos deixa muito felizes, mas, acima de tudo, aumenta a nossa responsabilidade de continuar avançando”, destacou o prefeito.

Roni Teodoro também ressaltou que a iniciativa faz parte de uma visão de gestão que busca transformar investimentos públicos em resultados concretos para a população.

Nosso compromisso é fazer o recurso público chegar onde ele realmente faz diferença. Esses materiais não são apenas objetos dentro de uma sala de atendimento. São instrumentos que ajudam uma criança a se comunicar, a desenvolver uma habilidade, a conquistar autonomia e a acreditar que ela também pode. É esse tipo de investimento que queremos continuar fazendo em Augustinópolis”, afirmou.

Inclusão que acontece na prática

Os recursos foram pensados para respeitar as especificidades, os ritmos e as potencialidades dos estudantes. No cotidiano do AEE, os materiais poderão auxiliar na redução de barreiras motoras e sensoriais, no desenvolvimento da linguagem, na criatividade, na concentração, na memória, no raciocínio lógico e em outras habilidades fundamentais para o processo de aprendizagem.

A aquisição reforça o trabalho desenvolvido pelaSecretaria Municipal de Educação e pelas equipes escolares, ampliando as ferramentas disponíveis para os profissionais que atuam diretamente no atendimento aos estudantes.

Com a iniciativa, Augustinópolis passa a ocupar posição de destaque na região quando o assunto é educação inclusiva, demonstrando que uma gestão comprometida com o futuro começa por garantir que cada criança tenha as condições necessárias para aprender, participar e desenvolver todo o seu potencial.

Geiza Freire

Geiza Freire

Blogueira e fotógrafa jornalística do Tocantins, ama o Bico do Papagaio, atua na comunicação desde 2009 e expressa sua criatividade por meio da fotografia, informaçã, arte e viagens.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Latest from Blog