Para ofertar um cuidado humanizado aos recém-nascidos, o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) promoveu nesta segunda-feira, 17, uma palestra para os profissionais da unidade sobre a Declaração Nacional dos Nascidos Vivos (DNV).
Durante o evento, os servidores souberam um pouco mais sobre o que é o documento, a importância da colocação correta das informações, que após a liberação da paciente, serve como base para o registro de nascimento no cartório.
“Para quem não sabe, a DNV é um documento emitido pela Maternidade e entregue aos pais com todas as informações necessárias para que seja feito o registro em cartório e sucessivamente o reconhecimento como cidadão brasileiro e residente da cidade onde nasceu. Foi uma oportunidade bastante produtiva o processo de qualificação das DNVs com a equipe da maternidade, pois apresentamos a definição, o formulário, os aspectos jurídicos e objetivo epidemiológico decorrente do bom preenchimento pelo profissional de saúde”, comentou a responsável Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HRAUG, do HRAUG, Marcia Cristina Boldrin de Siqueira.
“A capacitação e preenchimento da DNV foi de grande valia, as orientações repassadas para o devido preenchimento desse documento foram claras, enfatizou muito bem as consequências legais que podem ser geradas quanto a não observância dos dados corretos. Foi um momento produtivo, onde a equipe teve a oportunidade de sanar as dúvidas e adquirir conhecimentos pertinentes sobre essa importante documentação”, disse a enfermeira Neonatologista do HRAUG, Maria Elvira Alvarenga de Aquino.
“Devido a importância desse documento fez-se necessário a promoção do treinamento e orientações para a equipe de enfermagem do pré-parto e sala de vacina do HRAUG, com o foco de se obter um total e correto preenchimento de todos os itens da DNV, enfatizando a importância deste documento e do seu preenchimento integral”, comentou a supervisora do Pré-Parto do HRAUG, Eulanda Glander Alves da Cruz.