Comunidade em geral, órgãos, entidades e operadores da Segurança Pública conheceram nesta quinta-feira, 14, em Paraíso, o aplicativo Fale com a Ouvidoria SSP-TO, uma ferramenta pioneira no Brasil que conecta o cidadão aos serviços prestados pela Secretaria da Segurança Pública do Tocantins.
Equipes da SSP/TO têm percorrido todo o Estado divulgando a ferramenta por meio da qual é possível fazer denúncias, reclamações, elogios e sugestões, inclusive de forma anônima, se o cidadão assim preferir.
“Temos observado que a ferramenta tem facilitado o atendimento das demandas de quem vive no interior do Estado e é esse o principal objetivo dessa gestão. Com as informações que colhemos através dele podemos ajudar profissionais da segurança pública a prestar o melhor serviço ao cidadão”, disse o ouvidor-geral da SSP-TO, Nelson Tavares.
O escrivão de polícia civil da SSP-TO, Rodrigo Barbosa Rodrigues, que desenvolveu a ferramenta, lembrou que o aplicativo não coleta nenhum dado de quem acessa e está em constante atualização.
“Entre muitos aspectos positivos dessa ferramenta destacamos a possibilidade de acompanhamento da demanda por parte do cidadão, o que antes não ocorria sem que ele tivesse que se deslocar até a sede da Secretaria, por exemplo”, disse.
Representando o secretário Wlademir Mota Oliveira, o delegado regional de Paraíso, Bruno Baeza, reforçou que o aplicativo é uma ferramenta de gestão. “Quem ganha com isso é toda a sociedade e quero destacar o importante papel que a Ouvidoria faz em buscar atender da melhor forma os interesses do cidadão. Esse aplicativo é uma ferramenta que vai nos ajudar a corrigir possíveis deficiências e a fortalecer o serviço prestado, especialmente pela Polícia Civil. Parabéns a todos os envolvidos!”, destacou.
Representando a Defensoria Pública, a diretora do Núcleo Regional de Paraíso, defensora pública Arlete Kellen Dias Muniz, se disse muito satisfeita em conhecer a ferramenta. “Achei sensacional e parabenizo a secretaria. Eu trabalho com um público muito carente, mas que tem um celular na mão e isso possibilita que eles também tenham acesso a essa ferramenta e isso é maravilhoso”, afirmou.
Quem também parabenizou a iniciativa da SSP/TO foi o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, major Addson Acácio Pimentel. “A PM se coloca à disposição para somar no que for necessário no sentido de divulgar ao máximo essa ferramenta”, disse.
Além de agentes da segurança pública, entre policiais e delegados, também estiveram presentes Carolline Fernandes, diretora da Controladoria e Ouvidoria de Paraíso e o professor Neivon Bezerra de Sousa, diretor regional de Educação de Paraíso.