Lançado livro comemorativo de 35 anos da Aleto

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) lançou nesta terça-feira, 6, o livro comemorativo dos 35 anos desta Casa de Leis, durante encontro de boas-vindas dos parlamentares e representantes dos demais poderes e órgãos de controle. A solenidade aconteceu na sala de reuniões da Presidência e antecedeu a abertura dos trabalhos do 1º biênio da 10ª Legislatura (2024/2025).

O livro “Assembleia Legislativa 35 anos” é uma versão atualizada, revisada e ampliada da versão original, publicada em 2014, com o registro da história da Aleto, desde a sua instalação, em 1989, com a criação do Estado do Tocantins, um ano antes.

A publicação traz textos que destacam os principais projetos executados pela Aleto; o perfil de cada deputado, incluindo os presidentes do Parlamento; funcionamento e papel da Casa; descrição de todas as legislaturas e espaço com perfil dos governadores do Tocantins, desde Siqueira Campos até Wanderlei Barbosa.

Em sua mensagem de boas-vindas, o presidente da Aleto, Amélio Cayres (Republicanos), disse que, embora 2024 seja um ano eleitoral, pretende manter o ritmo dos trabalhos da Casa. “Apesar do ano atípico, nosso propósito continua em manter a harmonia e a relação institucional entre todos os poderes. Essa é a base da boa gestão, e a Casa continua à disposição para discutir os interesses da população neste ano, independentemente de qualquer coisa”, afirmou.

Assembleia 35 anos

Editado com o acompanhamento e direção da Diretoria de Área e Comunicação (Dicom), a obra foi redigida por profissionais da Casa e conta com imagens de arquivo e atuais do acervo fotográfico da Aleto.

O jornalista e escritor Penaforte Dias, que coordenou a edição do livro, ressaltou que os fatos reportados no livro foram apurados com base em documentos da própria Casa, em depoimentos de servidores e familiares, além de parlamentares que fizeram parte da história, e no registro que a imprensa fez dos primeiros anos de constituição do Estado, principalmente publicados no Jornal do Tocantins, O Jornal e jornal Primeira Página.

“Contamos essa história sem nenhum critério ideológico, somente baseada nos fatos”, reforçou o jornalista.

Presenças

Estiveram representando os poderes e órgãos de controle social, o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira (PDT), representando o Governo do Tocantins; a diretora adjunta da Escola da Magistratura do Tocantins, desembargadora Ângela Haonat, representando o Tribunal de Justiça do Tocantins; o subprocurador Geral de Justiça, Marcelo Ulisses Sampaio, representando o Ministério Público do Tocantins; a defensora Pública Geral, Estellamaris Postal; o presidente do Tribunal de Contas do Tocantins, conselheiro André Luiz Matos Gonçalves; e o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes.

história anterior

Diálogo institucional marca tônica da sessão de abertura dos trabalhos da Aleto

próxima história

Secretaria da Educação abre inscrições para seleção de professores regentes para o Pronatec Mulheres Mil

Mais recente de Featured Posts