Defendendo as quadrilhas juninas como parte da tradição e cultura de Palmas e do Tocantins, o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) destinou emenda parlamentar de R$ 350 mil para o 15º Concurso Tocantinense de Quadrilhas Juninas, em Palmas. O recurso contribuiu com o fortalecimento do evento realizado no último fim de semana, entre os dias 15 e 16 de junho.
“O Tocantins é um estado muito rico em cultura, temos diversas festividades tradicionais, em especial as quadrilhas juninas que a cada ano estão se profissionalizando e fazendo um trabalho bonito que deve ser fortalecido. Fico feliz em contribuir com esta competição que é tão importante no estado, com o apoio da senadora professora Dorinha, e favorecer essa tradição de Palmas e vários outros municípios tocantinenses”, explicou Amélio Cayres.
A emenda foi encaminhada por meio do Instituto Pizada da Butina. “Nós fomos a porta de entrada para que todas as juninas pudessem receber o recurso, tanto para apoio na apresentação, além de trazer as juninas do interior para dançar. E a importância desse recurso é muito grande, porque a gente entende que essa inclusão cultural do interior nas festas juninas aqui de Palmas se faz muito necessário. Nós temos boas quadrilhas, ótimas quadrilhas do interior, que puderam vir e disputar o concurso estadual com essa ajuda do nosso deputado e também da senadora professora Dorinha”, explicou o presidente do Instituto e realizador do evento, Whallas Furtado.
Com realização do concurso pela Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto), ao todo, se apresentaram 16 grupos juninos de Palmas, Axixá, Araguaína e Gurupi. A campeã da noite foi a Junina Pizada da Butina, de Palmas, que segue agora para o concurso nacional, representando o Tocantins.
Com entrada gratuita, a população também contou com atrações musicais nacionais, como a banda Forró Sacode; Hariely Santos e a dupla Nalberth e Murilo.