Um grupo de acadêmicos do 4º período de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Câmpus Augustinópolis promoveram uma palestra de “Consultoria em Marketing/Estratégias para melhorar o valor e a imagem do negócio”, nesta terça-feira, 19, para microempreendedores de Araguatins.
A ação é vinculada à disciplina extensionista Empreendedorismo e Inovação ministrada pela professora Rafaela Brito. A palestra teve como objetivo demonstrar a importância do investimento em marketing e na divulgação dos produtos e serviços nas redes sociais como estratégias de melhoria do valor e da imagem do negócio. A programação reuniu confeiteira, manicure, barqueiros, taxistas, proprietários de pequenos estabelecimentos, entre outros.
“A minha principal fonte de renda é a castanha descascada. Tive um grande aproveitamento em relação ao que foi explicado sobre ser um empreendedor, de divulgar um produto, divulgar a qualidade do produto, uma vez que, hoje, um dos maiores meios de comunicação é o WhatsApp para divulgar os nossos produtos e quanto mais divulgamos, mais vendas podemos realizar. Só tenho a agradecer à professora Rafaela e aos acadêmicos”, comentou o microempreendedor Horário Reis.
A representante do grupo de acadêmicos que ministrou a palestra, Hyalli de Souza e Souza, explicou que “a escolha da temática voltada para o marketing foi com o intuito de ajudar os pequenos empreendedores, pois muitas vezes iniciam um negócio sem o conhecimento básico para divulgações e sem o direcionamento para alcançar o seu público-alvo”, pontuou. “Foi uma ação de grande prestígio”, finalizou a acadêmica.
Para a professora Rafaela Brito, “possibilitar a empreendedores iniciantes este tipo de conhecimento, só tem a agregar na operacionalização de seus negócios. Os acadêmicos trouxeram as ferramentas mais utilizadas nos dias de hoje, que são WhatsApp, Instagram e o aplicativo Canva que auxilia na produção de todo o material visual para o marketing”, assinalou.
A coordenadora do curso de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis, Ana Paula Monteiro, destacou que a integração entre a Universidade e a comunidade é extremamente relevante para promover transformação social. “É importante que os nossos acadêmicos levem para a comunidade informações que sejam úteis para eles, que possam mudar a realidade em que eles vivem”, assinalou.