Os acadêmicos de Enfermagem e Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis realizaram uma ação de extensão no povoado Itaúba, localizado na Zona Rural de Augustinópolis, no Bico do Papagaio, nesta quinta-feira, 30. A iniciativa é alusiva à campanha Março Lilás, criada pelo Governo Federal e, regionalmente, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde de Augustinópolis em parceria com a Universidade, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer do colo do útero.
Durante a ação, foram realizadas 15 coletas do exame Papanicolau (PCCU), que é fundamental na detecção precoce do câncer do colo do útero. Os acadêmicos, supervisionados pelas professoras Katiane Gomes Gonçalves e Mariana Gomes Pereira, dos colegiados de Enfermagem e Medicina, respectivamente, também realizaram palestra sobre a importância da prevenção do câncer e distribuíram materiais informativos para os moradores da região.
As mulheres da comunidade Itaúba se mostraram receptivas à iniciativa, destacando a importância de ações como essa para a prevenção e o combate ao câncer do colo do útero. A expectativa é que a ação promovida pelos acadêmicos de Enfermagem e Medicina da Unitins possa contribuir significativamente para a conscientização e prevenção do câncer na área rural.
“As coletas [do PCCU] foram feitas pelos acadêmicos de Enfermagem e Medicina, supervisionados por mim. Eles relataram que gostaram muito da experiência e a quantidade de coletas realizadas foi inédita para a região, uma vez que as mulheres na comunidade tinham muita resistência a realizar o procedimento. A ação atendeu às nossas expectativas e iremos retornar em breve para realizar novas palestras”, projetou a professora Katiane.
A iniciativa reforça a importância da extensão universitária e do compromisso social da instituição com a promoção da saúde da população. (Texto: Ananda Portilho)