PortalGeiza – O seu portal

Blog Post

C91ddd452bd0c9a52f00d6723c137b5f

Aleto realiza formatura da primeira turma da carreira de Policial Legislativo II

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realizou, nesta terça-feira, 9, a solenidade de formatura de quatro policiais legislativos aprovados no último concurso público, ficando concluída a primeira formação técnica da carreira de Policial Legislativo II. Foram cerca de cinco meses de formação, com um total de 21 disciplinas, que versaram sobre assuntos como proteção de autoridades, segurança de instalações, operações de segurança, planejamento operacional, defesa pessoal, noções de Direito, entre outros.

Durante a cerimônia, o vice-presidente da Aleto, deputado Léo Barbosa (Republicanos), celebrou o resultado final do concurso público como um marco da gestão da Casa de Leis, atendendo às expectativas de mais de 100 candidatos aprovados no certame. “Hoje estamos aqui realizando um sonho que, muitas vezes, outras pessoas também sonharam, mas não tiveram uma condição de chegar. E vocês, pelos seus próprios méritos, chegaram”, afirmou o deputado. 

A formação técnica da primeira turma da carreira de Policial Legislativo II foi conduzida pela Assessoria Policial-Militar, em parceria com a Escola do Legislativo, contando com instrutores da Polícia Legislativa, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Procuradoria da Aleto e do Tribunal de Justiça.

Foram diplomados os policiais legislativos Glauber Antunes dos Santos, João Victor Oliveira Borges, Saul Paula Parreira Filho e Aryelle Povoas Marinho. 

Em nome da turma, a policial Aryelle destacou o papel da Polícia Legislativa no pleno funcionamento da Casa de Leis. “Somos parte estrutural do funcionamento [da Aleto], garantindo que parlamentares, servidores e cidadãos possam exercer suas atividades com segurança, tranquilidade e liberdade”, enfatizou. 

Ao direcionar o seu discurso para os recém-formados, o coordenador do curso, major Diógenes Gomes Santana, reforçou o compromisso dos novos policiais legislativos em atuar com responsabilidade, zelo e profissionalismo. “Vocês serão guardiões da ordem, da segurança e da continuidade dos trabalhos legislativos, garantindo que o diálogo, o debate e a representação do povo aconteçam de forma livre e segura dentro da Assembleia Legislativa do Tocantins”, frisou.

Carreira

Com os novos policiais, a carreira de policial legislativo na Aleto passa a contar com 17 profissionais, 13 de concursos anteriores e quatro do último. De acordo com a Diretoria Administrativa da Casa, a expectativa é que mais seis policiais aprovados sejam nomeados em 2026.

Entre as atribuições da carreira, estão o policiamento e a manutenção da ordem nas dependências da Assembleia Legislativa, o apoio ao exercício da função da Polícia Judiciária em ações penais, a realização de diligências e serviço cartorial em apoio às atividades das comissões permanentes e temporárias, entre outras ações. Tais atribuições são complementares à atuação da Assessoria Policial-Militar da Aleto – de apoio à segurança parlamentar – e dos profissionais da empresa de segurança terceirizada que exercem funções de portaria e segurança patrimonial.