Durante o lançamento do Profe Digital pelo Governo do Tocantins na manhã desta terça-feira, 5, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), destacou o rápido desenvolvimento do Programa de Fortalecimento da Educação e os avanços na Educação em todo o Estado. Na ocasião, o chefe do Legislativo também prestigiou a entrega de 14 mil notebooks para profissionais da educação, com investimento governamental de quase R$ 50 milhões para esta modernização tecnológica.
Amélio Cayres iniciou o discurso quebrando o protocolo e cumprimentando toda a mesa de autoridades em nome das professoras Joelma, da Regional de Araguatins, Ana Paula e Edileide, esta última representando todas as educadoras pioneiras do Tocantins. “Na semana em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, cumprimento a todos em nome destas valorosas mulheres que desenvolvem um trabalho de excelência e dedicação na educação”, afirmou.
“Quando fomos chamados na Seduc [Secretaria de Estado da Educação] para nos apresentarem este Programa, não imaginávamos o tamanho da ação na prática e todos os avanços que viriam logo em seguida, como valorização da Educação, dos profissionais da área e desta entrega dos notebooks que é tão importante, por estar colocando um instrumento essencial de trabalho nas mãos dos professores”, revelou Amélio.
O parlamentar reforçou o papel da Assembleia Legislativa na implementação do projeto. “Fico feliz em ter participado desde o início e, juntamente com todos os colegas da Assembleia, termos aprovado as leis que possibilitam a execução do Programa no Tocantins, além de sermos parceiros no desenvolvimento de diversos eixos do Profe”, destacou.
Tendo como uma de suas bandeiras parlamentares a defesa pelos profissionais da Educação, Amélio aproveitou o espaço para requerer apoio do gestor da área, Fábio Vaz, quanto ao reconhecimento dos secretários escolares. “A valorização do cargo de secretário de escola é necessária porque é um dos profissionais que mais trabalha na Unidade e, às vezes, recebe como administrativo, mas muitos são professores ou com uma formação técnica desenvolvida e precisam ter o cargo e remuneração adequadas. A Assembleia Legislativa é parceira e estamos prontos para aprovar essa Lei”, frisou.
O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a necessidade de investir em tecnologia. “Nós estamos fazendo a modernização de todo o sistema público para facilitar a forma com que as pessoas utilizam os serviços oferecidos pelo Estado. Estamos, ainda, qualificando os nossos profissionais da educação. Hoje, sabemos que o mundo é integrado, a internet é a rede de comunicação mais utilizada e não podemos ficar de fora”, disse.
A cerimônia, que ocorreu na Escola Estadual Profª Elizângela Glória Cardoso, contou com a presença dos deputados estaduais Marcus Marcelo (PL), Gutierres Torquato (PDT), Junior Geo (Podemos), Vanda Monteiro (UB), Claudia Lelis (PV), Cleiton Cardoso (Republicanos), Wiston Gomes (PSD), Luciano Oliveira (PSD) e Léo Barbosa (Republicanos), além dos deputados da bancada federal Ricardo Ayres e Alexandre Guimarães.
Profe Digital
Os profissionais da Educação participaram de palestras do Google for Education, parceira do Governo Estadual na modernização do sistema educacional no Tocantins. Conforme o Governo, dentre os objetivos do Profe Digital estão: promover a aprendizagem e a qualidade da educação; fomentar o desenvolvimento e a disseminação das inovações científicas, tecnológica educacional e assistiva, além de investir na modernização dos equipamentos, permitindo o acesso à conectividade em escolas situadas em regiões de maior vulnerabilidade socioeconômica e de baixo desempenho em indicadores educacionais.
Até o final deste mês de março, a previsão da Seduc é que os notebooks cheguem nas 13 Diretorias Regionais de Educação, abrangendo todo o Estado.