AUGUSTINÓPOLIS: Acadêmicas ficam entre os mil universitários do Brasil premiados pela CAPES com destacado grau de competências cognitivas

As acadêmicas de Medicina Geovana Medeiros Chaves de Sousa e Nicolly Silva Duarte de Oliveira da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Câmpus Augustinópolis garantiram a premiação de R$ 5 mil no Prêmio CAPES Talento Universitário 2023. Elas estão entre os mil estudantes de graduação contemplados. A premiação reconhece o desempenho de estudantes com “destacado grau de desenvolvimento de suas competências cognitivas”, conforme está descrito no edital.

O exame avalia os conhecimentos gerais de estudantes que ingressaram no ensino superior no primeiro ou no segundo semestre do ano de 2022. “A prova é como a do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], mas sem a redação e com menos questões. Ela foi toda digital e os modelos das questões eram idênticas [ao Enem]. Eu já tinha feito quatro anos de cursinho [pré-vestibular], tinha uma bagagem muito grande para fazer essa prova, mesmo tendo passado mais de um ano sem estudar esse tipo de conteúdo, e deu certo”, contou a acadêmica Geovana Medeiros, de 23 anos.
As universitárias souberam da prova por meio dos colegas de curso que já venceram essa premiação em 2022. “Fiquei animada, pois é um valor que me ajudaria muito. Já tinha feito dois anos de cursinho pré-vestibular antes de entrar na universidade e estava com uma boa base de conteúdos”, lembrou Nicolly Silva Duarte de Oliveira, de 20 anos. “Fico muito feliz de representar a Unitins em uma prova nacional, pois foi algo que eu sempre sonhei e lutei muito para conseguir. Estudava o dia inteiro no cursinho, passava os finais de semana fazendo simulados e provas antigas e é muito gratificante ver o resultado do meu esforço”, completou.

Para o coordenador de Medicina/Câmpus Augustinópolis, Victor Giovannino, “é com enorme prazer que o curso de Medicina tem, pelo segundo ano consecutivo, alunos ganhadores do prêmio CAPES. Isso demonstra que os alunos que compõem o corpo discente são estudantes de extrema capacidade intelectual. A Coordenação fica muito contente com esse prêmio e espera que nos próximos anos outros alunos também possam estar entre os premiados”.

Geovana e Nicolly fizeram a prova em Palmas, cidade mais próxima disponível. O transporte foi viabilizado pela direção do Câmpus Augustinópolis que, agora, também comemora a conquista. “Nos orgulhamos muito das conquistas das nossas duas alunas. Tão logo eles manifestaram o desejo de participar da prova, viabilizamos o transporte até a capital. É a segunda vez que acadêmicos do curso são premiados e isso é motivo de muito orgulho para nós”, comentou a diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha.

história anterior

Deputada Vanda requer implantação do programa estadual de emissão da CNH Social Baixa Renda

próxima história

PF cumpre 7 mandados para desarticular suposto esquema de fraude a licitações que firmou R$ 4 milhões em contratos com Tocantinópolis

Mais recente de Featured Posts