AUGUSTINÓPOLIS: Escola Estadual Fazenda Dezesseis é premiada com o Prêmio “Escola que Transforma”

A Escola Estadual Fazenda Dezesseis, localizada na cidade de Augustinópolis, foi contemplada com o 1º lugar do Prêmio “Escola que Transforma” na edição 2024/2025. A premiação, promovida pela Secretaria de Educação do Tocantins (SEDUC), reconheceu a unidade de ensino na categoria Profissionais, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), representando a SRE de Araguatins – TO.

O “Projeto Corujinhas” é uma iniciativa idealizada pela orientadora Educacional, Maria Taize Padilha Targino da Fonseca , que visa garantir a permanência e o sucesso escolar dos estudantes matriculados na EJA , especialmente mães que enfrentam dificuldades para conciliar a educação com as responsabilidades domésticas e familiares, por n possuírem rede de apoio em casa.
O projeto surgiu a partir de uma escuta ativa dos estudantes do 2º e 3º segmentos, que frequentam a escola no período noturno, mas apresentaram no 1º semestre do corrente ano , baixa frequência.

Além das ações específicas para a Educação de Jovens e Adultos, a Escola Estadual Fazenda Dezesseis tem ampliado sua atuação no fortalecimento de outras modalidades como o Ensino Fundamental através do Projeto JVF – Jovens com Visão de Futuro , que prepara os estudantes para o ingresso no Instituto Federal , bem como a oferta de aulões , contando com parcerias de cursinhos como o Seja + e Expoente , de Imperatriz- MA, objetivando preparar os estudantes para os vestibulares e ENEM .


A diretoria da escola, junto com a equipe pedagógica, busca constantemente laços estreitos com a comunidade local e regional para garantir que os estudantes tenham as melhores condições para concluir seus estudos e avançar.

Uma das iniciativas de destaque foi a criação de um grupo de apoio aos alunos da EJA, com a participação de ex-alunos que, ao se formarem, retornam à escola para compartilhar suas experiências e orientar aqueles que ainda enfrentam dificuldades. Essa troca de vivências tem sido um elemento crucial no fortalecimento da confiança dos estudantes em seu próprio potencial e no estímulo à continuidade de seu estudo.

Além disso, a escola também tem procurado outras parcerias com empresas e organizações não governamentais, com o objetivo de oferecer aos alunos da EJA cursos de qualificação profissional que complementem a sua formação acadêmica. O objetivo é proporcionar não apenas a conclusão do ensino médio, mas também a qualificação necessária para que esses estudantes tenham acesso ao mercado de trabalho.

história anterior

Ligas Acadêmicas da Unitins promovem campanha para doação de sangue em Augustinópolis

próxima história

Augustinópolis é a segunda cidade do Bico a receber o Banco Vermelho

Mais recente de Featured Posts