O governador Wanderlei Barbosa, do Tocantins, reconheceu os municípios regionais que se destacaram na alfabetização dos estudantes, como parte de uma iniciativa promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O objetivo é premiar aqueles com melhor fluência leitora dos alunos do 2° ano e progresso de aprendizagem. O evento faz parte do programa “Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada” e está sendo realizado em Palmas, na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, até esta terça-feira, dia 28.
O “Alfabetiza Mais Tocantins” foi lançado no estado em fevereiro deste ano, como parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Educação (Profe), no eixo voltado para os municípios. Surge após um levantamento da Seduc que revelou que mais de 50% das crianças das escolas públicas do Tocantins não estão alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental.
Ao final de todas as fases do programa, espera-se beneficiar 56 mil estudantes e 2 mil professores do 1° e 2° ano do ensino fundamental, além de 1.300 professores do 5° ano. Na educação infantil/pré-escola, serão atendidas 22 mil crianças e cerca de 2.300 professores.
A secretária de Educação, Maria José, destacou a importância da premiação para a cidade, ressaltando que a educação sempre foi uma prioridade para a gestão do prefeito Antônio do Bar, e enfatizou o compromisso da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) com a evolução do sistema educacional da cidade.
Selo Profe
Como forma promover e valorizar a melhoria das aprendizagens e da qualidade da educação no território tocantinense, o Estado premiou, na ocasião, com o Selo Profe, 13 municípios que foram destaques na melhoria da alfabetização das crianças, sendo esses representantes de cada uma da 13 regionais de ensino do Tocantins. O levantamento foi feito após o diagnóstico entregue pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado do Tocantins (Saeto).
São eles: da Superintendência Regional de Educação de Araguaína (Ananás); da Superintendência Regional de Araguatins (Augustinópolis); da Superintendência Regional de Arraias (Novo Alegre); da Superintendência Regional de Colinas (Bernardo Sayão); da Superintendência Regional de Dianópolis (Taipas); da Superintendência Regional de Guaraí (Presidente Kennedy); da Superintendência Regional de Gurupi (Aliança); da Superintendência Regional de Miracema (Miranorte); da Superintendência Regional de Palmas (São Félix); da Superintendência Regional de Paraíso (Abreulândia); da Superintendência Regional de Pedro Afonso (Itacajá); da Superintendência Regional de Porto Nacional (Monte do Carmo); e da Superintendência Regional de Educação de Tocantinópolis (Santa Terezinha).