O Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) entregou mais 75 novos profissionais de Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem ao mercado de trabalho. A cerimônia de Colação de Grau ocorreu na noite desta terça-feira, 11, no Câmpus Augustinópolis com a presença do reitor Augusto Rezende e do deputado federal Ricardo Ayres.
A mesa de honra foi presidida pelo reitor Augusto Rezende e composta pelo deputado federal Ricardo Ayres, pela diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, e pelas coordenadoras de Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem: Ana Paula Monteiro, Sarah Lima e Késia Chaves, respectivamente.
A mesa diretiva da Colação de Grau do Câmpus Augustinópolis
A solenidade marcou o fim do ciclo da graduação para os formandos e celebrou a nova etapa profissional dos novos bacharéis ao lado de familiares, amigos e convidados. A graduada Tatiane dos Santos Barroso foi uma das formandas que recebeu o grau no curso de Ciências Contábeis. Ao lado dos colegas de turma, familiares e amigos, ela comemorou o encerramento do importante ciclo.
“Foi um dia extremamente emocionante. Eu e minha turma aguardávamos há dias por esse momento e, realmente, é um sentimento inexplicável. Passou diante dos nossos olhos toda a trajetória nesses quatro anos, o quanto foi emocionante, o quanto fomos uma família”, compartilhou.
Marcilene é prima da Tatiane e se emocionou com o momento. “A gente sente muito orgulho de ver ela realizando esse sonho, porque foi uma batalha muito grande. Não foi fácil e eu sinto muito orgulho por ela ser essa menina batalhadora e nunca ter desistido nos momentos difíceis. Foi tudo muito lindo, muito bonito. Superou minhas expectativas”, contou Marcilene Santos.
A formanda Tatiane durante a solenidade de Colação de Grau no Câmpus Augustinópolis
Foi Tatiane quem conduziu o juramento da turma de Ciências Contábeis. O juramento de Direito foi feito pelo graduando João Victor Souza Galdino e o de Enfermagem pela graduanda Vanessa Ferreira de Sousa. A outorga de grau foi concedida aos formandos Scarleth Ohara dos Santos Chaves (Ciências Contábeis), Camila Alves do Carmo (Direito) e Antônio Wilson Almeida (Enfermagem), que representaram todos os graduandos. Os oradores das turmas foram os formandos João Carlos da Silva Bezerra, Josyelle Cruz Silva e Ana Lívia Menezes.
A família do novo bacharel em Direito José Wellington Sousa Santos, também, acompanhou com emoção a Colação de Grau. “Foi muito emocionante porque é um privilégio muito grande ver meu filho, morando em Esperantina/TO, a última cidade do Bico do Papagaio, conseguir esse diploma. É uma felicidade que só Deus sabe, uma alegria que só Jesus pra me dar”, comemorou a dona Tânia Cristina Teixeira Silva, mãe do formando.
Wellington todos os dias enfrentava mais de 160 quilômetros para assistir aula. Sua cidade natal, onde mora com a família, fica a cerca de 80 quilômetros de Augustinópolis. Mesmo assim, antes mesmo de se tornar bacharel em Direito, acumulou muitas outras vitórias como a aprovação na OAB e em um concurso público.
“Foram cinco anos de graduação, de muita luta, de pandemia, de muita batalha e, graças a Deus, a gente chegou até aqui. É muito bom poder retribuir todo o esforço que nossos familiares e amigos fizeram para nos ajudar nessa trajetória. São as pessoas que nos amam, que sempre estiveram conosco. Só tenho a agradecer a Deus e à Unitins pela oportunidade de estarmos aqui”, compartilhou o bacharel em Direito Wellington.
A alegria também tomou conta da família do bacharel em Enfermagem Uelson Carlos de Sousa Silva, filho de lavradores e moradores do povoado Grotão, entre Axixá e Augustinópolis. “Eu e o pai dele não tínhamos carro para andar e o meu filho vinha de moto, muitas vezes na chuva, ou dependendo de pedir uma carona e conseguir. Estou muito emocionada porque só Deus sabe o que passamos para chegar até aqui. Muita gente dizia que meu filho não ia se formar, mas eu creio que nós estamos aqui hoje porque Deus nos ajudou”, contou emocionada a dona Maria do Rosário Gomes de Sousa.
Uelson posa para foto com seus pais após cerimônia de Colação de Grau do Câmpus Augustinópolis
Uelson, o primeiro de sua família a conquistar um diploma de ensino superior, conta que é o filho caçula de seis irmãos “o primeiro a concluir o ensino médio e o primeiro a entrar em uma universidade. Para mim, é motivo de muita gratidão a Deus e à minha família que seguraram na minha mão e nunca me deixaram só. Espero alcançar outras conquistas em breve”.
Orgulho da Unitins
O reitor Augusto Rezende durante seu discurso na cerimônia de Colação de Grau no Câmpus Augustinópolis
A coordenadora de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis, Ana Paula Monteiro, disse aos formandos que “esta noite marca o fim de uma etapa, mas também o início de uma nova jornada. A vida profissional que os espera é cheia de desafios, mas tenho certeza que vocês estão preparados para enfrentá-los com competência e ética”, afirmou.
Para a coordenadora do curso de Direito, Sarah Lima, “essa formação não é apenas um reconhecimento do seu esforço e dedicação. É também um desafio. Um desafio para que vocês usem seus conhecimentos e habilidades para fazer a diferença, para serem os agentes de mudança que nosso país tanto precisa”.
Os novos bacharéis em Ciências Contábeis formados pelo Câmpus Augustinópolis
A coordenadora de Enfermagem, Késia Chaves, parabenizou os formandos. “Hoje é o resultado de muito esforço, mas também uma jornada cheia de aprendizados e conquistas. Que continuem brilhando e trilhando seus caminhos com sabedoria e coragem”.
O deputado federal Ricardo Ayres também esteve presente na colação de grau. “Quero dizer da minha satisfação em poder participar deste momento, que sempre é um misto de felicidade e emoção”, assinalou.
Em seu discurso, o reitor Augusto Rezende destacou que “a graduação é uma ferramenta para transformar a realidade ao seu redor, seja qual for a área em que vocês atuem. Usem seus conhecimentos para fazer diferença e colaborar com a construção de uma sociedade mais justa e humana”, finalizou.
Os novos bacharéis em Direito formados pela Unitins Câmpus Augustinópolis
Os novos bacharéis em Enfermagem formados pela Unitins Câmpus Augustinópolis