O Governo do Tocantins, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), deu início na segunda-feira, 10, à aplicação da Avaliação Formativa Diagnóstica, parte do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (Saeto). Essa iniciativa busca medir o desempenho dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
No município de Carrasco Bonito, a Secretaria de Educação iniciou nos dias 11 e 12 de março, a aplicação da avaliação para as turmas de 2º e 5º anos das Escolas Municipais Aline Martins de Sousa, João Demeti Tobias e João Firmino dos Santos. A secretária de Educação, Núbia Coelho, destacou a importância do envolvimento de todos no processo. “Essa é uma parceria do Governo do Tocantins com os municípios para garantir uma educação de qualidade. Essa avaliação é essencial para que possamos aprimorar e transformar a vida dos estudantes”, ressaltou.
O Saeto tem como objetivo criar indicadores e diagnósticos para orientar a formulação de políticas públicas que melhorem a qualidade da educação tanto na rede estadual quanto na municipal. Além disso, contempla a elaboração dos Índices de Desempenho Escolar do Estado do Tocantins (Ideto).
A avaliação é organizada em três etapas: duas Avaliações Formativas e uma Avaliação Somativa. A Avaliação Formativa funciona como um diagnóstico inicial do nível de aprendizagem dos estudantes e também como ferramenta de monitoramento do progresso ao longo do ano letivo. Já a Avaliação Somativa tem o propósito de verificar as aprendizagens adquiridas ao final dos ciclos escolares, como anos iniciais, finais e ensino médio. Com os resultados, são planejadas ações corretivas e feitos ajustes necessários para aprimorar o processo educacional, preparando melhor os alunos para futuros desafios acadêmicos.