Rodrigo Avelino Barros, de 20 anos, foi condenado a 9 anos, 8 meses e 20 dias de reclusão em regime fechado por tentar matar José Santos Lima, de 63 anos, com duas facadas nas costas. O crime aconteceu em 1º de abril de 2024, no município de Carrasco Bonito, região do Bico do Papagaio, e a sentença foi proferida nesta terça-feira (29) durante sessão do Tribunal do Júri.
De acordo com o processo, agressor e vítima estavam juntos quando se desentenderam, levando ao ataque. José Santos sofreu ferimentos graves, precisou passar por cirurgia e, devido às sequelas, ainda depende do uso de sonda. Após o crime, Rodrigo fugiu, mas foi capturado pouco tempo depois.
Durante o julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu a tentativa de homicídio qualificado, agravada pelo uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. A pena foi fixada pelo juiz Alan Ide Ribeiro da Silva, que presidiu a sessão, levando em consideração a gravidade das lesões, o comportamento do réu e as consequências permanentes para a vítima.
A execução imediata da pena foi determinada, com expedição da guia provisória de reclusão. A decisão foi fundamentada na soberania do júri popular. O juiz também manteve a prisão preventiva de Rodrigo, citando a periculosidade do réu e ameaças anteriores feitas à vítima.
