Por Rodrigo Martins – Foto: Divulgação
Nos dias 21 e 22 de novembro, a cidade de Tocantinópolis, localizada no extremo norte do Tocantins, será palco do 3º Seminário de Políticas Culturais do Comitê de Cultura no Tocantins. A iniciativa é coordenada pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC). O evento visa apresentar o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) à comunidade local e região, dar voz à sociedade, fortalecer o debate sobre as políticas públicas de Cultura e a cooperação federativa por meio do Sistema Nacional de Cultura (SNC).
George Henrique, Coordenador Regional Norte do Comitê de Cultura no Tocantins e Diretor Regional Norte da FETAC, destacou a relevância desse encontro: “É uma oportunidade única de fomentar o diálogo entre a sociedade e o poder público. A presença do Comitê aqui é um marco para os agentes culturais e gestores locais. Queremos fortalecer as políticas culturais e qualificar os gestores para que a cultura alcance todas as cidades e comunidades do Tocantins.”
A FETAC, que lidera o Comitê de Cultura no Tocantins, atua em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) por meio de um termo de colaboração de 24 meses, firmado com o objetivo de desenvolver o PNCC em todo o estado. Esse trabalho conta com a coordenação regional da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca), instituições comprometidas com o desenvolvimento cultural local.
O evento em Tocantinópolis conta com a parceria da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e faz parte de uma série de seminários que têm proporcionado encontros valiosos entre o MinC e representantes culturais locais. Ao longo dos últimos meses, a comitiva do Comitê de Cultura no Tocantins percorreu outras regiões do estado, passando por Gurupi, no Sul, e por Dianópolis, no Sudeste.
Sobre o Comitê de Cultura
O Comitê de Cultura no Tocantins é resultado de uma parceria entre a Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), a Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e o Instituto Social Cultural Araguaia (ISCA). Com sede em Palmas, sob a coordenação geral de Kaká Nogueira, Wanderson Ramos e uma equipe gestora, o comitê faz parte do Programa Nacional de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura e conta com representações regionais: uma em Gurupi, que cobre as regiões sul e sudeste do estado, e outra em Araguaína, responsável pela atuação no norte do Tocantins.