Teve início nesta terça-feira, 09 de dezembro, em Brasília, o 1º Encontro Nacional de Coordenadores das Operações Integradas de Enfrentamento à Violência contra Pessoas Vulnerabilizadas.
O evento é promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI/CGOI), e reúne representantes das 27 unidades da federação, além de órgãos parceiros, para debater estratégias de proteção voltadas a crianças, adolescentes, mulheres e pessoas idosas.
O Tocantins está representado pela delegada titular da 2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis de Augustinópolis, Dra. Daniela Caldas; pela titular da 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Araguaína, Dra. Sarah Lilian; pelo titular da 2ª Delegacia Especializada de Atendimento a Vulneráveis, Dr. Charles Arruda; e por Renato Mendes Arantes, integrante da Diretoria do Sistema Integrado de Operações de Palmas.
Durante o encontro, a delegada Daniela Caldas ressaltou a relevância de iniciativas como esta, que fortalecem a integração entre instituições e ampliam o enfrentamento à violência contra mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade.
A programação segue até quinta-feira (11), com painéis e oficinas voltados à troca de experiências e à construção de soluções inovadoras para aprimorar as ações integradas em todo o país. Desde 2020, já foram realizadas 23 operações nacionais, consolidando um modelo de cooperação entre forças policiais e instituições públicas, com resultados expressivos na proteção de pessoas vulnerabilizadas.