No início da tarde desta quarta-feira, 20, um homem de 20 anos, suspeito de praticar o crime de tráfico de drogas foi preso pela Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), no Distrito de Luzimangues, durante operação conjunta realizada pela 1ª Divisão de Repressão a Narcóticos (DENARC – Palmas), com apoio de agentes da 3ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (3ª DEIC – Araguaína).
Conforme explica o delegado-chefe da 1ª Denarc, Thyago Bustorff, a ação foi deflagrada após investigações da 3ª DEIC de Araguaína apontarem que um homem suspeito de praticar o crime de tráfico de drogas estaria na capital e ocupava um veículo onde estaria transportando entorpecentes com destino a cidade de Paraíso do Tocantins.
“Com base nas informações levantadas, mobilizamos as equipes da 1ª Denarc, juntamente com apoio dos agentes da 3ª DEIC e conseguimos identificar o veículo que então passou a ser acompanhado, nas proximidades da ponte que liga Palmas a Paraíso”, disse.
Tentativa de abordagem e confronto
Após atravessar a ponte, e já no Distrito de Luzimangues, viaturas da Polícia Civil tentaram realizar a abordagem, momento em que ao perceber a aproximação dos policiais, o suspeito arrancou com o carro e tentou atropelar um dos policiais civis, reiniciando a fuga. Durante o trajeto, os policiais civis perceberam quando o indivíduo dispensava pacotes ao longo do caminho.
A perseguição continuou, até que o suspeito colidiu com uma das viaturas da PC-TO, momento em que seu carro ficou bastante danificado. No entanto, decidido a continuar a fuga, o homem sacou uma arma de fogo e atirou contra os policiais civis, ao mesmo tempo em que se embrenhou em uma mata às margens da estrada. Para repelir a injusta agressão, os policiais civis revidaram os disparos, sendo que momentos depois conseguiram localizar o homem, que foi atingido por um disparo na região do quadril.
De imediato, os policiais civis acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o homem foi socorrido e encaminhado para o Hospital Geral de Palmas, a fim de que recebesse os cuidados médicos necessários.
Apreensão e autuação
Os agentes então refizeram todo o trajeto e conseguiram recuperar em meio ao matagal, um tablete de cerca de 1kg de cocaína, o qual foi apreendido e levado para a sede da DENARC.
O indivíduo foi autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e também tentativa de homicídio contra um agente de segurança pública. Após se restabelecer, o homem deverá ser ouvido e recolhido à Unidade Penal Regional de Palmas, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
Ainda de acordo com o delegado Bustorff, a ação é de grande importância, visto que o suspeito é de extrema periculosidade e além de traficar drogas, também tentou contra a vida de um policial civil. “A interceptação e consequente captura desse homem traz mais tranquilidade e paz a sociedade, pois trata-se de uma pessoa muito perigosa e que estava disposta a fazer qualquer coisa para escapar da prisão, chegando ao ponto de tentar contra a vida de um agente da segurança pública que por muita sorte não foi atingido, pois o suspeito tinha a clara intenção de ferir gravemente ou até mesmo matar o policial”, disse.