A equipe da Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Augustinópolis (UCTA) participou na quarta-feira, 12, do II Seminário de Promoção à Saúde do Instituto Federal de Ciências e Tecnologias do Tocantins (IFTO) – Campus Araguatins. No evento, servidores da UCTA realizaram uma palestra sobre a importância da doação de sangue e cadastro de medula óssea e contou com a participação de alunos, professores e servidores.
A enfermeira UCTA Augustinópolis, Aurilene Costa Batista, afirma que “esta ação estende o nosso alcance em uma comunidade jovem, e que tem potencial para se tornar um cliente doador de sangue e para fazer cadastro como candidato a doação de medula óssea. Por meio da palestra levamos informações, esclarecemos como funciona o ato da doação, tanto de sangue como de medula óssea, e encorajamos possíveis novos doadores a contribuir para a ação de salvar vidas por meio da doação”.
Ainda segundo a servidora, após a primeira doação, os doadores costumam se fidelizar. “Geralmente doadores jovens que doam uma vez, voltam a doar novamente e tem grande potencial de se tornar um doador fidelizado e contribuir para manter o estoque de sangue adequado para atender a demanda da região”.
Após a palestra foi realizado o cadastro de medula óssea dos alunos, acadêmicos, professores e servidores em geral que se voluntariaram a realizar o cadastro. Foram feitos 22 cadastros de medula óssea.