O Governo do Tocantins criou duas novas pastas: a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais e a Secretaria de Igualdade Social. A informações estão no Diário Oficial desta terça-feira (30) junto com a nomeação da primeira-dama, Karynne Sotero, para o cargo de secretária de participações sociais.
A pasta comandada pela primeira-dama será responsável por orientar e criar projetos, programas, campanhas e ações que visem à melhoria da qualidade de vida da população, além de desenvolver programas voltados para apoio às comunidades tradicionais e crianças em situação de vulnerabilidade social.
Também será dever desta secretaria estimular a relação institucional do governo com os municípios tocantinenses para o fortalecimento de atividades e programas sociais.
O estado ainda não nomeou o responsável para a Secretaria de Igualdade Racial. Ela foi criada com intuito de implementar políticas públicas de promoção da igualdade racial, proteção dos direitos de pessoas que sofreram por discriminação racial e outras formas de intolerância.
A secretaria também deve desenvolver estratégias de combate ao racismo, criar e fortalecer espaços de participação social voltados à igualdade racial e fomentar pesquisas e estudos sobre a questão racial para produção de conhecimento nessa área, no estado.
O governo também nomeou a ex-prefeita de Araguaína, Valderez Castelo Branco, para a função de secretária de Ações Governamentais.