PortalGeiza – O seu portal

Blog Post

PortalGeiza - O seu portal > Atualidade > Governo do Tocantins articula criação de centro especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista
401111

Governo do Tocantins articula criação de centro especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista

O Governo do Tocantins recebeu na tarde dessa segunda-feira, 18, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), para debater a criação, na Capital, de um centro especializado para a assistência às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro ocorreu no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos e o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, representou o governador Wanderlei Barbosa, e o deputado estadual Léo Barbosa, representou a Assembleia Legislativa (Aleto).

“O governador Wanderlei Barbosa tem como propósito a criação de um complexo voltado ao atendimento de pessoas que necessitam de cuidados especiais. Com esse objetivo, reunimos representantes do Governo do Tocantins para iniciar a elaboração de um projeto viável em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos”, destacou o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho.

Durante a reunião, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, ressaltou que a pasta já avançou nas discussões sobre o projeto com o INDSH e que a expectativa é iniciar sua implementação em 2025, após a conclusão de todas as etapas necessárias para viabilizá-lo. “Estamos desenvolvendo um projeto em parceria com uma entidade que possui ampla experiência em reabilitação intelectual e física. Neste momento, nosso foco está na reabilitação intelectual, com o objetivo de estruturar um serviço de referência no Tocantins. A previsão é de que, no início do próximo ano, avancemos com a formalização do contrato e a execução do projeto”, explicou.

O presidente-executivo do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), José Carlos Rizoli, pontuou que a entidade já está consolidada no Brasil, presente em vários estados com mais de 10 mil colaboradores. “Temos hospitais grandes e médios, além de Unidade de Pronto Atendimento. Administramos e fazemos gestão de todos eles. No caso do Tocantins, estamos especialmente felizes com a possibilidade de contribuir, pois percebemos que o Estado já reconheceu a importância de criar um centro especializado para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, afirmou.

Para o deputado estadual Léo Barbosa, o INDSH já é referência na prestação de serviços em saúde, atendendo em muitos municípios por todo o país. “Recebemos aqui representantes de uma entidade que cuida de 16 hospitais no país e que é referência no cuidado, na inclusão e na reabilitação da pessoa que necessita de cuidados especiais. Nós estamos formatando um projeto fantástico com o aval do governador Wanderlei Barbosa, que nos deu total condição de discutir e abrir as portas do Governo do Tocantins para que isso possa ocorrer de fato. Nossa expectativa é que já no próximo ano possamos transformar esse projeto em realidade, colocando o Tocantins como referência em acolhimento, inclusão e reabilitação para todo o país”, ressaltou.

INDSH

Atuando desde a década de 1950, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) é uma Organização Social de Saúde (OSS) focada na gestão de hospitais, clínicas, unidades de referência e de pronto-atendimento, prestando serviços nas áreas de assistência social e saúde, na promoção do bem-estar do paciente e de uma boa gestão médico-hospitalar.

Hide Ads for Premium Members by Subscribing
Hide Ads for Premium Members. Hide Ads for Premium Members by clicking on subscribe button.
Subscribe Now