Com o objetivo de identificar demandas femininas prioritárias, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Secmulher), realizou nesta quinta-feira, 7, no Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Unitpac), o 1° Fórum de Políticas Públicas para as Mulheres, edição regional, em Araguaína.
Os propósitos foram promover debates e alinhar ações que implementem políticas públicas que assegurem plenamente os direitos das mulheres tocantinenses. “Temos a necessidade de criar ações concretas para promover a igualdade de gênero e garantir que as mulheres tenham acesso a oportunidades e proteções fundamentais na sociedade”, afirmou a secretária em exercício, Warner Camargo Pires.
O secretário municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Araguaína, José da Guia Pereira, destacou a importância da criação de políticas públicas para as mulheres e anunciou a formação da Secretaria Municipal da Mulher em Araguaína. “Temos que trabalhar e contribuir para o cenário estadual e constitucional, nessa política de enfrentamento, de combate à violência, a todos os tipos de preconceitos contra a mulher. O município dá a sua contribuição, criando essa Secretaria, e com certeza será uma das mais importantes da nossa gestão. Trabalhará em parceria com o Estado, com o Ministério da Mulher, e tenho certeza, como falei, vamos vencer, quebrar essas barreiras dos preconceitos”, concluiu.
Durante o evento, foram discutidos temas relevantes para a promoção da igualdade de gênero, os desafios e as possibilidades de articulação entre os Organismos de Políticas para as Mulheres (OPM) e o fortalecimento dos direitos das mulheres. Além disso, houve espaço para a apresentação de propostas e a troca de experiências entre os participantes, visando construir estratégias eficazes para enfrentar os desafios específicos da região.
O fórum representa um passo significativo na busca por soluções práticas e efetivas. A expectativa é que as discussões e propostas geradas no evento contribuam para o desenvolvimento de iniciativas que promovam a igualdade de gênero e melhorem a qualidade de vida das mulheres no Tocantins.
Participaram ainda do evento a delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Sarah Lilian; a coordenadora comercial do Unitpac, Gediane Alves; a presidente do Instituto Anita, Rosemary dos Santos; a diretora da mulher de Colinas, Luciana Marques; a secretária da Casa da Mulher de Riachinho, Maria Delvaniza; a secretária de Administração de Nova Olinda, Ana Maria dos Santos; a presidente da CCABA de Araguaína, Josirene da Silva; representantes do Conselho Tutelar de Araguaína e do Grupo Coletivo Julho das Pedras, Karen Luz.