O Hospital Geral de Palmas (HGP), maior referência em saúde pública do Estado do Tocantins, foi contemplado com o Prêmio ‘Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher’ em 2023. A honraria é concedida pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais e não governamentais cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de Saúde da Mulher. A indicação da unidade hospitalar tocantinense foi do deputado federal Alexandre Guimarães e a cerimônia de entrega está prevista para dia 31 de maio, em Brasília.
“Muito gratificante este prêmio, pois atendemos com humanização e cuidado, da mesma forma que gostaríamos de ser tratados”, afirmou a coordenadora de enfermagem da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), do HGP, Amanda Moraes.
A enfermeira Luanna Mascarenhas ressaltou que “é um grande reconhecimento e valorização o HGP receber este prêmio de Amigo da Mulher. Cada um nós profissionais nos empenhamos todos os dias para que possamos ofertar uma assistência de forma integral e humanizada aos nossos usuários”.
“Esse prêmio veio agregar mais ainda, mostrar os serviços que os nossos servidores vem prestando para a população do Tocantins, principalmente para a saúde das mulheres. É uma honra para nós recebermos este prêmio para dar mais dignidade e saúde aos usuários”, declarou o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, “sempre falo que as nossas unidades possuem equipes de excelência e este reconhecimento aos profissionais que laboram no Hospital Geral de Palmas é muito importante. Agradecemos o olhar do deputado Alexandre Guimarães e parabenizamos a toda equipe que faz do HGP a grande referência que ele é para toda a região norte do país!”
A escolha
Os hospitais são escolhidos por Conselho Deliberativo formado por um representante de cada partido, indicado por seu respectivo líder. A escolha se dá por voto direto. Os cinco indicados mais votados (maioria simples) são os agraciados do ano. “Ainda em campanha eu tive a oportunidade de conhecer o Hospital Geral de Palmas e os profissionais dedicados que tem na unidade e o trabalho que desempenham e desde que foi apresentado a plataforma para inscrição, não pensei duas vezes e peguei com o Leonardo as informações necessárias e inscrevi o HGP para poder participar desta premiação em nível nacional”, explicou o deputado federal Alexandre Guimarães.
Ainda segundo o parlamentar, “foram 31 unidades que passaram nos critérios e o HGP foi um deles, porque mostrei a assistência humanizada que o hospital oferta às mulheres e aos filhos destas. Estou satisfeito por meus colegas terem entendido a mensagem e pelo reconhecimento do trabalho feito pela equipe da unidade. Parabéns aos servidores, direção, Secretaria de Estado da Saúde e ao Governo do Estado, que oportuniza este trabalho. Esse foi um trabalho nosso, mas acima de tudo um reflexo do que é feito na ponta, por estes profissionais que zelam pela saúde do Tocantins”.
Assistência às mulheres
O Hospital Geral de Palmas possui diversos serviços que buscam garantir o direito e a qualidade de vida da mulher, acolhendo-a e atendendo em sua totalidade todas as necessidades ora necessárias, tais como: Núcleo de atendimento a pessoa em situação de violência; ambulatório de especialidades e oncológico; setor de cirurgias eletivas; serviço de imagem diagnóstica; procedimentos cirúrgicos estéticos de restauração; procedimentos em hemodinâmica e o setor de Humanização.
De janeiro de 2022 ao mês de março de 2023 foram realizados o quantitativo de 71.958 atendimentos no ambulatório de especialidades e oncológico do HGP. Deste quantitativo, mais de 43 mil atendimentos foram exclusivamente em mulheres, proporcionando a elas acesso a mais de 40 especialidades médicas e multiprofissionais no maior serviço ambulatorial do Estado.
Dr. Pinotti
Entre muitas atuações de destaque, José Aristodemo Pinotti, foi médico ginecologista; presidente da Associação Brasileira de Reprodução Humana e Nutrição MaternoInfantil (Renumi, 1975-1988); diretor executivo do Centro de Assistência Integral à Saúde da Mulher (CAISM/Unicamp, 1985-1986); presidente da Comissão Científica do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (PAISM, 1988-1992); diretor executivo do Instituto da Mulher do Hospital das Clínicas de São Paulo e chefe do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da USP e secretário Especial da Mulher da Prefeitura de São Paulo.
Desenvolveu inúmeras pesquisas relacionadas ao câncer de mama, teve mais de 1.300 publicações, entre elas 37 livros científicos, e cerca de 450 artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros. Na política, foi deputado federal eleito por três mandatos. Faleceu em julho de 2009, aos 74 anos