Para prevenir a violência contra a mulher, o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAug) realizou na quarta-feira, 20, palestra sobre a Campanha Agosto Lilás, movimento nacional de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres. A ação foi coordenada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Serviço de Atenção Especializada à Pessoa em Situação de Violência Sexual (SAVIS) e realizada na sala de espera do Ambulatório de Especialidades Médicas (AEM).
Na ocasião, a assistente social do HRAug, Célia Cirqueira palestrou e afirmou que, “o Agosto Lilás nos lembra de que a violência doméstica é uma violação de direitos humanos e um obstáculo à cidadania plena das mulheres. A violência contra a mulher é um problema grave de saúde pública, onde é preciso conscientizar, transformar atitudes, fortalecer políticas públicas e garantir que nenhuma mulher se sinta sozinha ou desamparada diante da violência”.
“O nosso hospital tem o compromisso técnico ético institucional de promover ações educativas com informações e orientações aos usuários na perspectiva de romper o silêncio, acolher e atender as vítimas e promover ações e serviços baseados nas relações de respeito e na igualdade. Entendemos que tais ações são passos indispensáveis para uma sociedade mais justa e segura no enfrentamento à violência contra a mulher”, afirmou a diretora-geral do HRAug, Vilma Jovino.
Segundo a coordenadora da sala de espera do Ambulatório de Especialidades Médicas AEM, “a intensificação de mobilização da campanha no agosto lilás para conscientização e enfrentamento da violência contra a mulher veio mostrar, o quanto a nossa direção e toda a equipe do hospital está preocupada com a violência contra mulher em nossa região. A nossa palestrante reforçou o papel da Lei Maria da Penha, nesta ação concreta, para proteger as mulheres em situação de violência”.
A ação realizada foi coordenada pelo Núcleo de Educação Permanente e SAVIS – Divulgação SES-TO