O Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) realizou, nesta sexta-feira, 14, um evento para conscientizar a população sobre doenças crônicas e leucemia, dentro das campanhas ‘Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja’. A iniciativa reforçou a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, proporcionando informações essenciais para pacientes, familiares e profissionais de saúde.
A ação ocorrerá até sexta-feira, 21, com palestras e rodas de conversa realizadas antes das consultas, em um tempo máximo de 20 minutos. O objetivo é esclarecer dúvidas sobre os protocolos de atendimento e ampliar o acesso à informação sobre as doenças abordadas.
Os palestrantes do evento são os médicos especialistas Raphael Coelho Figueiredo, médico legista e infectologista; Andrey Beltrão Duarte Fernandes, neurologista; e Carlos Amilton Ribeiro Fagundes, reumatologista. Além das palestras, atividades educativas estão sendo promovidas para conscientização e apoio aos pacientes.
A coordenadora do ambulatório do HRAUG, Maria de Fátima Gomes Matos, destacou que, “a informação é fundamental para que as pessoas busquem ajuda médica no tempo certo. Tivemos uma interação muito positiva entre profissionais de saúde, pacientes e familiares, o que fortalece nosso compromisso com um atendimento mais humanizado”.
Sandra Sueli Rui Barbosa, paciente de Tocantinópolis, destacou a importância da iniciativa e elogiou a abordagem humanizada. “Eu gostei muito da palestra porque, na maioria dos hospitais, isso não existe. Os médicos chegam, atendem e saem, sem nem um ‘bom dia’. Aqui foi diferente, foi maravilhoso. Esse trabalho deve continuar, com certeza”.
Para a diretora-geral do HRAUG, Vilma Jovino, “sabemos que essas doenças impactam não apenas os pacientes, mas também seus familiares e cuidadores. Por isso, momentos como estes são essenciais para ampliar o acesso à informação e fortalecer o acolhimento humanizado no SUS”.
As campanhas
O Fevereiro Roxo chama a atenção para o lúpus, Alzheimer e fibromialgia, doenças crônicas sem cura, mas que podem ter os sintomas controlados com o tratamento correto. Já o Fevereiro Laranja alerta para a leucemia, um tipo de câncer que afeta a medula óssea e compromete a produção de células sanguíneas saudáveis.