Com o intuito de capacitar os enfermeiros que atuam no cuidado intensivo dos pacientes, o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) promoveu nesta semana, um curso de gasometria arterial, um exame complementar que auxilia o profissional na avaliação de algum desequilíbrio respiratório, metabólico, renal, entre outros indicadores nos pacientes internados. Durante o treinamento, os profissionais souberam mais sobre a técnica, como deve ser realizado o diagnóstico e a leitura e interpretação correta desse exame que possibilita uma tomada de decisão no tempo adequado quando relacionada ao exame físico, histórico do paciente e exames de imagem.
O facilitador do curso e médico intensivista do HRAUG, Adriano Azevedo relatou como esse exame é um apoio aos enfermeiros que atuam ativamente nesse processo de cuidado do paciente. “Ministrar esse curso de extrema importância para a equipe de enfermagem trará uma melhor qualificação para os profissionais que participam ativamente desse processo tanto na avaliação, quanto no cuidado dos pacientes. E isso é válido para mantermos o contínuo trabalho de aperfeiçoamento da qualidade da assistência prestada”.
“Esse curso de gasometria é muito importante, porque ele permite que nós profissionais, tanto de enfermagem, como profissional médico, saibamos monitorar os nossos pacientes nos aspectos de doenças pulmonares, metabólicas, renais, entre outros. E isso é muito importante, pois isso fornecerá informações suficientes para a gente trabalhar com os nossos pacientes, quanto à sua necessidade de acordo com o seu diagnóstico”, disse o enfermeiro assistencial da cirurgia/ortopedia do HRAUG, Dhonnel Oliveira da Silva.
A supervisora da neonatologia do HRAUG, Alice dos Santos S. Alcântara afirmou que “o curso de hoje é muito importante para a prática diária no hospital, pois torna nossos profissionais mais qualificados para a assistência direta ao paciente”.