Foi realizada na segunda-feira, 18, uma cirurgia de hipospádia no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG). O procedimento que tem como objetivo reposicionar o meato urinário foi retomado no hospital, após a contratação do médico cirurgião pediátrico na unidade hospitalar. As próximas cirurgias serão realizadas conforme o surgimento das demandas e servem para manter a funcionalidade normal e melhora a estética do órgão genital masculino, evitando que o paciente tenha complicações no futuro.
No procedimento cirúrgico de hipospádia, a abertura errada presente na uretra é corrigida. Posteriormente é aberta uma nova saída na ponta do pênis. Pode ser diagnosticada ainda nos primeiros meses de vida do bebê, é recomendada a partir do 8º mês de vida.
Elizane Santos é mãe do paciente pediátrico que fez a cirurgia e relatou que “o meu filho tem cinco anos, e há quatro anos espera por uma cirurgia de hipospádia, e hoje, dia 18 de dezembro de 2023 foi realizada a cirurgia dele. Eu quero agradecer a Deus, ao Governo do Estado, à Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins e a toda equipe do Hospital de Augustinópolis, que nos atenderam muito bem”.
O cirurgião pediátrico do Hospital Regional de Augustinópolis, Pablo Oliveira, afirma que “hoje realizamos um procedimento de alta complexidade, que foi o tratamento cirúrgico de uma hipospádia penoscrotal, com encurvamento peniano congênito. Corrigimos a hipospádia penoscrotal, fizemos um enxerto de prepúcio onde vai ser a nova uretra do paciente e daqui a seis meses mais ou menos iremos abordar para de fato confeccionar a uretra do paciente”.
“Hoje aqui no hospital foi realizada uma cirurgia de hipospádia, onde há quatro anos a criança aguardava por esse procedimento na fila SUS, a mãe já estava desanimada e preocupada sem saber como ajudar seu filho. Graças ao apoio do Governo do estado através da Secretaria Estadual de Saúde, contratando médico cirurgião pediátrico e fornecendo os insumos necessários foi possível realizar esta cirurgia em nosso hospital, onde toda a equipe tem se empenhado para que essa e outras cirurgias aconteçam com sucesso dentro de nossa unidade”, apontou a diretora do HRAUG, Vilma Jovino.