A II Jornada Acadêmica de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Câmpus Augustinópolis foi marcada, principalmente, pelos minicursos, que proporcionaram a prática para os acadêmicos e participantes acerca dos mais variados procedimentos. O evento ocorreu no Câmpus Augustinópolis e terminou nesta quinta-feira, 19, após três dias de programação.
O encontro foi organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Dr. Neilton Araújo de Oliveira em parceria com a Coordenação do curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis. Ao longo das palestras e minicursos, a jornada recebeu médicos e enfermeiros com atuação em diversas especialidades que compartilharam conhecimentos e experiências adquiridas em suas trajetórias profissionais.
Neste ano, o tema central do evento foi “As interfaces da Medicina”, abordado por meio de várias atividades que demonstraram a ramificação dessa ciência e as possibilidades de atuação profissional. A jornada também possibilitou a construção conjunta de conhecimentos e o fortalecimento do curso de Medicina.
“Buscamos levar uma experiência única para todos os acadêmicos que participaram por meio das palestras e minicursos agregadores, que contribuirão para o presente, mas também para o futuro acadêmico desses estudantes. Pensamos nos minicursos para fomentar a prática aliada à teoria”, explicou a vice-presidente do CA de Medicina, a acadêmica Gizelly Martins.
Gizelly também destacou que “o feedback dos participantes foi muito positivo, recebendo, ainda, sugestões que serão implementadas nas próximas edições da programação”. E completou: “Para mim, particularmente, foi uma experiência ímpar que levarei para a minha trajetória estudantil. Pude trabalhar com pessoas das mais variadas personalidades e ideias que, juntas, objetivaram trazer para os acadêmicos uma jornada de excelência”, concluiu.
A coordenadora do curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis, a médica Hellen Dayanny Pinheiro, participou da programação ministrando palestras. Ela parabenizou a organização do evento e ressaltou a relevância desse tipo de evento acadêmico. “Foi uma oportunidade para discutir temas relevantes do cenário atual [da Medicina]. Esse ano pudemos contar com a participação de médicos que têm se destacado na nossa região dentro de suas especialidades e, assim, despertar em nossos alunos o desejo pela qualificação e crescimento acadêmico para que se tornem excelentes profissionais”, opinou.