Incêndio florestal é controlado após três dias de força-tarefa em serras no sul do Tocantins

A onda de calor está castigando as regiões de vegetação nativa por todo o Tocantins. Após três dias de combate intenso, equipes dos bombeiros e Defesa Civil conseguiram controlar as chamas que atingiram a região das Serras Gerais perto de Paranã, no sul do estado.

O fogo que tomou grandes proporções começou na região de Custódio e Mucambo, distante 90 km do município, no dia 7 de setembro e queimou uma área de mais de 35 mil hectares.

Com 164 focos de incêndio em setembro, Paranã é a cidade do Tocantins com mais registros, segundo dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por meio do Programa Queimadas. Lagoa da Confusão lidera o ranking até esta quinta-feira (21).

De janeiro até setembro, o Tocantins registrou 7.146 focos de incêndio, conforme os dados do Inpe. Somente em setembro, já são 2.087 focos.

De acordo com os bombeiros, o combate nas Serras Gerais contou com seis bombeiros militares que se juntaram aos 17 brigadistas do município que já atuavam na missão desde o início.

Por causa do terreno irregular, as equipes tiveram diversas dificuldades e péssimas condições para andar pela área afetada pelo fogo. Para dificultar ainda mais, pontes que davam acesso aos locais estavam danificadas.

Mas conforme informou o diretor Executivo da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Benvindo Pinto de Queiroz, o incêndio florestal foi controlado nesta quinta-feira, depois que os trabalhos foram intensificados.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

história anterior

Assembleia comemora Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

próxima história

Pastor investigado por golpe que prometia lucro de ‘um octilhão’ de reais é preso no Tocantins

Mais recente de Featured Posts