“Estou muito feliz em ter realizado este procedimento. Quando me ligaram falando que eu ia fazer ele, nem acreditei, mas graças a Deus eu vim e já estou aguardando alta. Desde o embarque, até a chegada aqui, o atendimento foi excelente, com o pessoal todo muito educado e quem dera que todas as pessoas fossem recebidas em hospitais como este”. A declaração é da paciente Samara Barros, moradora de Araguaína (TO), que realizou um procedimento cirúrgico, no Hospital Regional de Arapoema, no domingo, 12, por meio do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins.
Samara é uma das mulheres que aguardavam por um procedimento eletivo, na fila do Hospital Regional de Araguaína (HRA) e que tiveram suas demandas atendidas, graças a uma força-tarefa entre as duas unidades hospitalares. Assim como ela, a Natália Almeida aprovou o atendimento. “Fui bem acolhida aqui. Não tenho do que reclamar. Estava com um pouco de medo da cirurgia, mas a equipe me tranquilizou e agora é só seguir a dieta e ter uma boa recuperação”, disse.
De 09 a 12 de março, foram realizados 27 procedimentos, em Arapoema, sendo 19 mulheres e oito homens. As cirurgias são resultados dos investimentos do Governo do Tocantins, na modernização das unidades hospitalares do interior do Estado, para que a população seja atendida próxima de sua residência, garantindo mais conforto e celeridade no atendimento. Esta é a segunda força-tarefa realizada no município. O outro mutirão, com pacientes do HRA, ocorreu em 14 de fevereiro, com 10 pacientes atendidos.
“Desde o ano passado, quando o governador Wanderlei Barbosa e o secretário Afonso Piva estiveram em nossa unidade, eles voltaram o olhar para nossas demandas e isso mudou nossa realidade. Recebemos novos equipamentos que modernizaram nosso centro cirúrgico e mobiliário que tem trazido conforto aos pacientes. Além disso, nossos estoques são abastecidos para garantir um atendimento continuado”, afirmou a diretora do hospital de Arapoema, Mariana Coppo.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, “Especificamente neste mês, temos intensificado os atendimentos às mulheres, mas não descuidamos da população em geral. Temos buscado fortalecer nossos hospitais, levar mais serviços para o interior do Estado e ampliar o atendimento. Tudo isso, para garantir que a população tenha qualidade de vida, principal objetivo do governador Wanderlei Barbosa”, destacou.
Descentralização
Para garantir que a população tenha atendimento próximo de suas residências, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), tem ampliado e equipado os hospitais do interior, aberto novos leitos, inclusive de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e está com chamamento aberto para contratação de médicos especialistas.
Aliado a isso, a Pasta tem ampliado a oferta de serviços à população tocantinense, com o fortalecimento da rede municipal de saúde, exemplo disso são os repasses para unidades hospitalares municipais, que realizaram quase 1500 procedimentos cirúrgicos, dos mais de 10.600 feitos em 2022.